Alagoas

Imagens áreas mostram estragos provocados pela cheia em Santana do Ipanema

TNH1 | 30/03/20 - 16h03
Foto: Reprodução

As fortes chuvas na região do município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, seguem causando prejuízos aos moradores da região. A cidade, que está em situação de emergência desde a semana passada, registrou cheias, desabastecimento de água potável e energia elétrica, e está com parte do acesso comprometido.

O Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros (CB) sobrevoou a região na manhã desta segunda-feira (30) e as imagens registradas pela equipe são de completo caos.

Segundo monitoramento realizado pela Sala de Alerta, nas últimas 24 horas, choveu 70 milímetros em Santana do Ipanema. O volume é mais que o esperado para todo o mês de março na região. Além disso, o rompimento de uma barragem em Pernambuco fez com que o nível do Rio Ipanema subisse dois metros acima da cota de transbordamento.

Hoje pela manhã, a ponte sobre o Rio Santana, principal via de acesso à cidade, foi interditada, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por apresentar risco ao tráfego devido ao nível da água.

No último dia 25, o prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhoões, decretou Situação de Emergência na cidade. Também na semana passada, o governador Renan Filho visitou o município e anunciou recursos para o enfretamento da situação.

Monitoramento

No final da manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que está acompanhando o volume de chuvas e o nível dos rios. A média climatológica para todo o mês era de 65 milímetros, mas já foi registrando mais de 500 milímetros de chuvas na região. O aviso meteorológico emitido na noite de ontem  (29) segue vigente e alerta para chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas, incidências de raios e acumulados significativos em todas as regiões alagoanas.

Nível do Rio Ipanema

De acordo com a Semarh, uma barragem particular no município de Águas Belas, em Pernambuco, rompeu e desaguou Rio Ipanema. As águas da barragem chegaram à cidade na manhã de hoje e fez com que o nível do rio subisse repentinamente mais de 1,5 m. O Rio Ipanema está dois metros acima da cota de transbordamento, ultrapassando aproximadamente 1,5 m a cheia da última semana.