Economia

Indústria de carpetes vai gerar mais 800 empregos em Alagoas

Ascom Sedetur | 26/10/21 - 09h16 - Atualizado em 26/10/21 - 09h23
Com investimentos de R$ 48 milhões, Kapazi começará operação no polo de Marechal Deodoro em abril 2022 | Foto: Ascom Sedetur

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, visitou na tarde desta segunda-feira (25), as obras de instalação da Alquimia Indústria e Comércio de Capachos (Kapazi), que está em fase de conclusão no Polo Industrial Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro.

A empresa se instala em Alagoas graças à política de incentivos fiscais implantadas pelo Governo do Estado. Os benefícios concedidos fazem parte do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) que, a partir da modernização, passou a oferecer redução de no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados, além do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.

“A cada empresa que se instala em Alagoas fortalecemos a economia e a geração de empregos. É muito bom saber que os 50 empregos diretos de hoje vão se transformar em 300 em um futuro próximo”, disse o secretário Marcius Beltrão. Com investimentos de mais de R$ 48 milhões, a Kapazi mantém no canteiro de obras cerca de 50 profissionais da construção civil. A estimativa da indústria com matriz no Paraná é que a filial de Alagoas, que começa a operar no primeiro semestre de 2022, gere 300 empregos diretos e outros 500 indiretos.

“Já temos um grupo de colaboradores de Alagoas em estágio de treinamento na fábrica do Paraná. Eles vão coordenar as operações da nova fábrica que vai atender a demanda de mercado no Nordeste”, expôs o investidor Raphael Kapazi.

Kapazi - Há mais de 40 anos atuando no mercado nacional, a indústria, que tem nome fantasia Kapazi, fabrica tapetes, capachos, passadeiras, grama sintética e pisos vinílicos, entre outros produtos. A empresa nasceu no interior do Paraná, e hoje figura entre as maiores e mais reconhecidas fábricas de tapetes na América Latina.