Saúde

Infectologista explica qual o teste ideal para cada fase da Covid-19

TNH1 com TV Pajuçara | 01/07/20 - 10h37

Conforme resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada na última segunda-feira (29), os planos de saúde agora têm que cobrir a realização de testes sorológicos para detecção do novo coronavírus.

Com a medida em vigor, a procura pelos testes tem aumentado cada vez mais. O repórter Netto Motta, da TV Pajuçara / Record TV, conversou com a infectologista Sarah Dominique, que explicou qual o teste ideal para cada fase da doença.

“O teste rápido e a sorologia são basicamente a mesma coisa. A sorologia pode ser feita de forma rápida e recebe o nome de teste rápido. O outro exame então seria a RT-PCR, que vai detectar o material genético do vírus”, disse a especialista.

“O paciente que estiver no início dos sintomas, o ideal é pesquisa o material genético do vírus, então a melhor metodologia para a primeira semana é a RT-PCR.  Após a primeira semana, o ideal é que a gente pesquise se o paciente tem imunidade, através do teste rápido ou sorologia convencional que demora um pouco mais", explicou.

Confira a entrevista na íntegra