Alagoas

Inmet renova alerta para acumulado de chuvas em todo litoral de Alagoas

Redação TNH1 | 02/06/22 - 14h40
Reprodução / Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou nesta quinta-feira, 2, o alerta de acumulado de chuvas para toda faixa litorânea de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, a partir das 18h de hoje até a manhã desta sexta-feira, 3. 

De acordo com o Inmet, há possibilidade de chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco. O instituto instrui para que seja evitado o enfrentamento ao mau tempo, que haja observação em alteração nas encostas e que seja evitado uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. O Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) seguem monitorando a situação no estado. 

O último boletim da Defesa Civil Estadual aponta que, até o início da tarde dessa quarta-feira, 1°, 11.894 pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas nos 33 municípios que tiveram a situação de emergência decretada pelo Governo de Alagoas. Em relação ao último boletim divulgado na terça-feira, 31, onde constavam 18.087 afetados, ocorreu uma diminuição significativa. 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou ontem o repasse de aproximadamente R$ 10,5 milhões a seis cidades de Alagoas afetadas pelas fortes chuvas que atingem o litoral da Região Nordeste. As portarias com a liberação dos recursos foram publicadas nesta quarta-feira (1) no Diário Oficial da União (DOU).