Saúde

Inverno exige atenção aos dentes, alertam especialistas

Assessoria | 30/08/21 - 20h01
Freepik

A chegada do inverno acaba sendo um momento de desatenção para a lavagem bucal e dentária, geralmente parte da vida cotidiana. Isso acontece porque a queda de temperatura leva a um agravamento da sensibilidade dentária. Ou seja, pessoas que possuem dentes muito sensíveis ou frágeis podem acabar desleixando nos cuidados por conta do estímulo negativo da estação.

Mas as condições do inverno não anulam a importância do cuidado bucal periódico. O descuido com a higiene dentária pode acarretar problemas que poderiam ser evitados com a boa e velha escovação bucal, assim como os outros cuidados do dia a dia.

Uma solução é o uso de produtos especiais para lidar com hipersensibilidade dentária, além de relacionar com outros cuidados com a saúde. “Para amenizar tais problemas o ideal é que se utilize cremes dentais com ação dessensibilizantes, a ingestão de muito líquido e o controle de problemas respiratórios além de uma boa hidratação labial para evitar ressecamentos e feridas”, alerta a Dra. Euzebia Reguete, cirurgiã dentista.

O destaque para aliar o cuidado bucal com os da saúde em geral é relevante, pois outro dos motivos que levam ao descaso com os dentes é o aumento de doenças respiratórias no inverno. Afinal, a baixa temperatura contribui para a disseminação de doenças virais respiratórias, para não falar do agravamento de doenças crônicas, como a asma. “As doenças respiratórias que fazem com que o paciente respire mais pela boca durante o sono”, chama atenção a Dra. Reguete ao considerar que isso pode acabar incrementando nos problemas bucais.

Assim, a manutenção da higiene bucal vai além dos cuidados dentários. Dentro do contexto do inverno e dos problemas de saúde que ele traz, essa consideração pode beneficiar não apenas seus dentes, mas também sua saúde respiratória.