Saúde

Iogurte e cebola ajudam a prevenir a gripe H1N1; veja outros alimentos

12/04/16 - 10h13

O vírus da gripe H1N1 já matou mais de 102 pessoas no Brasil, de acordo com último balanço do Ministério da Saúde. Entre os 686 casos da doença registrados só neste ano, a maior parte está no Sudeste, que apresentou 553 casos. Os sintomas dessa gripe são semelhantes aos da gripe comum — febre alta, tosse, dor de cabeça, garganta inflamada, falta de ar, cansaço e até diarreia e vômitos. Para te ajudar a se prevenir da doença, a médica nutróloga da AMBO (Associação Médica Brasileira de Ortomolecular) Liliane Oppermann deu dicas bem importantes.

Hidratação 

Já não é segredo para ninguém que a água é uma das coisas mais saudáveis do mundo. Beba no mínimo dois litros por dia, porque além de hidratar, ela mantém as vias aéreas úmidas, ajudando no combate ao vírus.

Iogurte natural 

É rico em cálcio e lactobacilos, que ajudam a melhorar a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Shimeji e shitake 

Os alimentos são ricos em lentinana, um nutriente que estimula a produção das células de defesa, fazendo com que a imunidade aumente.

Ômega 3 

Presente em peixes como salmão e sardinha, o ômega 3 auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações.

Alho e cebola 

Os temperos são grandes aliados na imunidade. O alho tem função imunoprotetora e vem com uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes que ajudam muito a evitar gripes e outras doenças. Já a cebola possui quercitina, um potencializador da função imune, que além de prevenir doenças virais, combate também as alérgicas.

Vitamina C 

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que combatem doenças como a gripe.

Vegetais verde escuros

Os alimentos possuem vitaminas A, B6 E B12, responsáveis pela maturação das células imunes,e ajudam a dar resistência às infecções. Bons exemplos são o brócolis, couve, rúcula e espinafre.

Oleoginosas

Todas elas são ricas em vitamina E, que é benéfica por agir no combate à diminuição da atividade imunológica. Dentre elas, temos a noz, amêndoa, castanha, etc.

Liliane Oppermann lembra que o H1N1 é um vírus da mesma família da gripe comum.

O H1N1 é transmitido de pessoa para pessoa — especialmente por meio da tosse ou espirro — e algumas pessoas podem se contraí-lo entrando em contato com objetos contaminados, lembra Liliane.