Alagoas

Itec e Seplag celebram marco inicial do novo data center do Estado de Alagoas

Assessoria Itec | 16/10/20 - 22h31
Assessoria Itec

O Instituto de Tecnologia em informática e Informação (Itec) e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) realizaram uma cerimônia simples e simbólica, em razão da pandemia, nas novas dependências do Itec, que está sendo modernizada para receber todo parque tecnológico e administrativo do Instituto.

O diretor-presidente do Itec, Luciano Júnior e o secretário do Planejamento, Fabrício Marques Santos, visitaram as dependências e o andamento das obras e juntos alocaram uma cápsula do tempo na base do novo data center estadual em construção. Além do diretor-presidente e do Secretário, esteve presente também à celebração o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), professor Jayme Lustosa de Altavila.

“Infelizmente, tivemos que realizar uma cerimônia restrita em razão da pandemia. Essa cápsula serve como marco de novos tempos para a tecnologia alagoana, nela contém objetos, mensagens e importantes informações para os alagoanos do futuro, pois ela somente deverá ser aberta daqui a 50 anos” explicou o diretor-presidente do Itec, Luciano Júnior.

Dentro da cápsula foi inserida também uma carta especial destinada ao povo alagoano, assinada por todos os presentes no histórico momento.

"O Itec cumpre papel indispensável para o bom andamento da máquina pública alagoana, foi peça chave nesse período de pandemia e teletrabalho e deu o subsídio necessário para que as entregas do estado continuassem sem prejuízos à população e aos servidores. Nós, da Seplag, que temos acompanhado todo esse processo de perto, ficamos especialmente muito felizes com mais esse passo que o órgão dá, sabemos o quanto o data center e essa nova estrutura vão impactar no trabalho que o Governo de Alagoas tem traçado e nas ações que estão por vir", pontuou o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Baluarte da arquivologia e manutenção da memória no Estado de Alagoas, o professor Jayme de Altavila saudou a iniciativa.

“Ficamos lisonjeados com o convite do diretor-presidente do Itec, senhor Luciano Júnior, e por representar o Instituto Histórico nessa cerimônia importantíssima pra o Estado de Alagoas. O IHGAL é a mais antiga entidade cultural no estado, tendo sido fundado há 151 anos. Na cápsula do tempo do Itec contém um livro comemorativo dos nossos 150 anos com dados históricos da casa e da memória de Alagoas, além de um levantamento dos nossos serviços oferecidos à sociedade alagoana, como uma biblioteca com 20 mil volumes, pinacoteca, uma hemeroteca com jornais históricos e nosso museu. Sinto-me honrado em participar desse ato, que será reconhecido daqui a cinquenta anos” concluiu o professor Jayme de Altavila.