Maceió

Janela desaba do 10º andar do antigo prédio do Produban e atinge veículo, no Centro; veja imagens

Redação TNH1 | 22/01/24 - 16h54
Foto: Cortesia ao TNH1

O comerciante Elison Elcid trafegava pela Rua Oliveira e Silva, no Centro de Maceió, em direção à Praça Dom Pedro II, na tarde desta segunda-feira, 22, por volta das 14h30. Dentro do carro, um Ford Ka de cor preta, ano 2022, estavam também a esposa dele e a filha. O semáforo para passagem de pedestres que caminham entre a Praça dos Palmares e a Rua do Comércio fecha. Elison para o carro e aguarda. De repente, como numa cena de filme, um impacto forte sobre o carro, seguido de um barulho, assustou pedestre e motoristas no local. Uma janela, possivelmente do 10º, do prédio do antigo Produban acabara de cair sobre o veículo da família. O objeto atingiu a coluna do carro no lado do motorista, trincou o para-brisa, rasgou o capô e destruiu uma lanterna dianteira.

"Foi um susto muito grande. Eu poderia ter morrido. Se tivesse caído diretamente no para-brisa, teria quebrado e me atingido. A sorte é que o impacto foi na coluna do veículo", Contou Elison em entrevista ao TNH1, ainda abalado pelo acidente. Elison informou ainda que vai acionar a Justiça para que os responsáveis pelo prédio arquem com os prejuízos ao veículo.

O prédio do antigo Produban é de responsabilidade do governo do Estado e é administrado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). A reforma do prédio foi anunciada pelo governo em abril de 2019. Em 2020, outro incidente foi registrado no local. Devido a ventos fortes, os tapumes colocados para as obras no prédio caíram durante a madrugada de uma sexta-feira, 29. Os tapumes haviam sido colocados no mês de setembro do ano anterior.

Em nota (veja abaixo), a assessoria de comunicação da Seplag informou que vai realizar uma vistoria completa no edifício.

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informa que mobilizou uma equipe de engenheiros para retirar a estrutura restante da janela que caiu e realizar a vistoria completa do edifício. Todas as demais janelas foram inspecionadas e as devidas medidas de reparo já efetuadas. Todo o trabalho foi feito para que não exista mais risco de outra queda. 

Atualmente, a Seplag realiza um amplo trabalho na Gestão Patrimonial do Estado de Alagoas, que inclui o levantamento e avaliação de imóveis públicos desocupados. O objetivo é alienar um lote de 15 prédios até o final do primeiro trimestre deste ano. Ressaltamos que o edifício em questão está na lista de imóveis a serem alienados. 

A Seplag se coloca à disposição permanente para esclarecimento dos fatos e assistência ao ocupante do veículo afetado.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió informou que a Rua Oliveira e Silva foi interditada. Leia abaixo:

A Defesa Civil interditou, na tarde desta segunda-feira (22), a Rua Oliveira e Silva, no Centro de Maceió, por risco de queda de três janelas do prédio do antigo Produban. Uma das janelas chegou a cair sobre um carro, mas não houve feridos.

O órgão responsável pelo prédio está providenciando a remoção das janelas que estão na iminência de cair e, assim que o risco for eliminado a via será liberada.