Brasil

Jovem com esquizofrenia morre após beber 5 garrafas de cachaça para ganhar R$ 1; veja vídeo

G1 Mato Grosso | 14/08/20 - 16h01

Um jovem de 27 anos morreu, na última terça-feira (11), por coma alcoólico, após um grupo de pessoas desafiarem o rapaz a ingerir garrafas de pinga em troca de ajuda com dinheiro. Ele sofria de esquizofrenia. Um vídeo que mostra o momento em que Jonatas Lira Xavier estava com o grupo, em Cuiabá, circula pelas redes sociais.

De acordo com a família do jovem, o caso ocorreu no domingo (9). Por causa da esquizofrenia, ele tomava cerca de 11 comprimidos diariamente.

O rapaz estava próximo a uma distribuidora de bebidas e se aproximou de um grupo de jovens para pedir uma moeda de R$ 1 para que pudesse comprar medicamentos.

Os jovens disseram que o dinheiro seria entregue caso Jonatas ingerisse as bebidas. O rapaz tomou cinco garrafas de pinga e acabou sofrendo um coma alcoólico.

A ação foi filmada pelo grupo. Eles riam e chacoalhavam a cabeça de Jonatas, que passou mal no bar, localizado no Bairro Alvorada, e foi atendido pelo Samu. Ele foi encaminhado para o Pronto Socorro de Cuiabá.

No hospital, o rapaz foi entubado. Foi constatado que ele estava em coma alcoólico. Na terça-feira (11), Jonatas sofreu três paradas cardíacas e não resistiu.

A família relatou que a vítima desenvolveu esquizofrenia por uso de drogas, mas que atualmente Jonatas não era mais dependente químico e tomava remédio controlado por causa do problema de saúde.

A mãe de Jonatas registrou um boletim de ocorrência contra o grupo nesta sexta-feira (14). A Polícia Civil informou que a 2ª Delegacia de Polícia de Cuiabá vai investigar o caso.