Polícia

Laudo descarta envenenamento de jovem, diz advogado de suspeita

João Victor Souza | 27/12/18 - 14h13

O advogado da mulher suspeita de tramar o suposto envenenamento que provocou a morte de Rafael José Calheiros dos Santos, que morreu após tomar uma vitamina, declarou em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, nesta quinta-feira (27), que o laudo cadavérico sobre a morte do jovem já foi entregue para a polícia e apontou que não foi encontrado veneno no corpo dele.  

De acordo com o advogado Gilson Tenório, o exame é conclusivo e atribui a presença do agrotóxico terbufós apenas no recipiente usado pela vítima para tomar a vitamina. 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o terbufós, também seria encontrado na composição do "chumbinho", veneno utilizado para matar ratos.

O TNH1 não conseguiu ouvir a polícia sobre o laudo. O delegado do caso, Ronilson Medeiros, está de ferias. A substituta, Taciana Ribeiro, não atendeu aos telefonemas da reportagem. A coordenação da Delegacia de Homicídios ressaltou que delegados subsitutos geralmente não concedem entrevistas.

“Eu tive acesso ao inquérito hoje pela manhã e o resultado do laudo mostrou que não há presença de veneno. Há uma substância que não foi encontrada no corpo dele, e sim no recipiente que ele teria usado para consumir a bebida”, disse Tenório.

O advogado também afirma que a namorada da vítima não estava com ele no dia que Rafael teria passado mal. Segundo ele, a bebida consumida pelo jovem foi preparada momentos antes de ele ingerí-la.

“Ela não estava na residência no dia que ele passou mal e essa bebida foi feita no final da tarde daquele dia, não foi vitamina pronta. Neste dia, inclusive, o Rafael estava na companhia de uma amigo, que era acostumado a beber essa vitamina com ele. E nesse dia, o amigo não tomou”, destacou.

Apesar de a família atribuir a morte a ela, o advogado acredita que o caso pode seguir outras linhas, que não seja apenas a de homicídio. “Não se deve usar o sentimento de discórdia para atribuir um crime a uma pessoa. Minha cliente está sendo ameaçada e teve que mudar de endereço. Eu espero que os culpados apareçam e que isso seja esclarecido. Ou as investigações podem seguir outras linhas” finalizou.

A Perícia Oficial confirmou ao TNH1 na última quarta-feira (26), que os laudos de necropsia e toxicologia já foram concluídos, porém não serão divulgados para não atrapalhar as investigações da polícia.

O caso

Rafael José Calheiros dos Santos deu entrada no Hospital Geral do Estado após passar mal, em 16 de novembro, depois de ingerir uma vitamina com achocolatado em sua residência, no Benedito Bentes.

Ele ficou internado por oito dias, mas não resistiu e morreu no dia 24 do mesmo mês. O caso chegou a ser investigado pela delegada Tereza Ramos, mas desde a morte do jovem o caso passou a ser investigado pela DH, que investiga a causa da morte do jovem.