Cinema

Longa premiado "Sem Coração" ganha trailer inédito e datas de estreia na França e no Brasil

Assessoria | 12/04/24 - 18h35
Divulgação

Depois de construir uma trajetória de destaque entre festivais nacionais e estrangeiros, “Sem Coração” ganha trailer inédito e datas de lançamento. O filme entra em circuito francês no dia 10 de abril, em 45 salas simultâneas. Em seguida, dia 18 de abril, chega aos cinemas brasileiros. O longa codirigido pela alagoana Nara Normande e o pernambucano Tião teve sua estreia mundial no Festival de Veneza, em setembro de 2023. No mês seguinte, o Festival do Rio recebeu a primeira exibição nacional do filme, onde venceu o Prêmio Félix de Melhor Filme e o Redentor de Melhor Fotografia. A obra foi produzida por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho (Cinemascópio), Justin Pechberty, Damien Megherbi (Les Valseurs), Nadia Trevisan e Alberto Fasulo (Nefertiti Film). A Vitrine Filmes assina a coprodução e a distribuição do longa.

"Sem Coração" foi rodado no litoral de Alagoas, durante o verão de 1996. Através de uma narrativa sensível e delicada, o filme constrói um retrato da juventude alagoana repleto de complexidades. Na trama, a protagonista Tamara (Maya de Vicq) vive seus últimos momentos com os amigos antes de se mudar para Brasília. Em meio a um período de fervorosa exploração da sexualidade entre os jovens, Tamara se interessa por uma adolescente da vila, apelidada de Sem Coração devido a uma cicatriz no peito. “A jornada da protagonista Tamara é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas no litoral alagoano, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos”, comenta a diretora Nara Normande.

O longa é uma extensão do curta-metragem homônimo dirigido e escrito por Nara e Tião em 2014. A atriz Eduarda Samara ("Bacurau"), que vive a personagem que dá o nome ao filme, retoma o papel na nova produção. Entre o elenco, também estão Maeve Jinkings ("Pedágio"; "Aquarius"; "O Som ao Redor"), Erom Cordeiro ("A Divisão"; "DNA do Crime"). O filme foi rodado em Alagoas, entre setembro e outubro de 2022, e finalizado no Brasil, Itália e França.

Emilie Lesclaux, produtora do longa, comentou sobre a parceria com os diretores e ressaltou o novo capítulo do trabalho conjunto ao lado da dupla: “Trabalhei com Nara e Tião no início da nossa trajetória, nos curtas-metragens 'Muro' e 'Sem Coração', filmes que estrearam no Festival de Cannes e que tiveram carreiras exemplares no Cinema Brasileiro”, aponta.

Antes de estrear em circuito nacional, "Sem Coração" venceu prêmios na Mostra de São Paulo (Prêmio ABRACCINE de melhor longa), FIFAM Festival Internacional du Film d’Amiens (França - Prêmio do Juri), FestAruanda (Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte); e no Festival de Havana (Melhor Contribuição Artística). Também passou por exibições na 1ª Mostra Carambola, em Maceió, no Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, e na Mostra de Cinema de Gostoso. Internacionalmente, teve sessões no Festival de Cinema de Gotemburgo e no BUFF FilmFestival (Suécia), no 42° Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai e no Joburg Film Festival (África do Sul).

Sinopse:

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.