Saúde

Maceió aplica 1ª, 2ª e 3ª doses de vacinas contra a Covid-19 neste domingo (26)

Secom Maceió | 26/09/21 - 09h11
Secom Maceió

Neste domingo (26) todos os pontos de vacinação contra a Covid-19 em Maceió funcionam no horário das 9h às 16h, disponibilizando a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades e para remanescentes de outros grupos que não tenham iniciado a imunização. Também estão disponíveis em todos os pontos de vacinação a segunda dose para adultos e a terceira dose para pessoas com 70 anos ou mais que tenham completado seis meses da segunda dose, além dos imunossuprimidos com pelo menos 28 dias após terem tomado a 2ª dose.

Hoje (26) e amanhã (27) todos os pontos funcionam das 9h até as 16h. Os pontos ficam nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), nos drive-thrus da Justiça Federal (Serraria) e Jaraguá, Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel) e no Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom).

A segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer pode ser antecipada em até dez dias em qualquer um dos oito pontos fixos de vacinação. A segunda dose da Astrazeneca também pode ser agendada em 20 unidades de saúde. A segunda dose da Coronavac está disponível em todos os pontos a partir da data marcada no calendário de vacinação.

Terceira dose para pessoas acamadas - As pessoas acamadas que tomaram a primeira e a segunda doses em Maceió e já estão cadastradas na base de dados da Prefeitura com essa condição serão contatadas e atendidas pelas equipes de vacinação extramuros. As que vieram a ficar acamadas ao longo desse período precisam ligar para o número 3312-5589 e se cadastrar para receber a equipe de vacinação em casa. 

Idosos institucionalizados - A aplicação da dose de reforço para idosos que vivem em abrigos terá início na segunda-feira (27), às 9h, com atendimento às mulheres de 60 anos ou mais que moram na Casa para Velhice Luíza de Marilac, na Santa Amélia. Idosos institucionalizados recebem a vacinação nos abrigos em que vivem, seguindo programação ajustada entre as instituições e a Gerência de Imunização de Maceió. 

Intercambialidade para terceira dose - A Nota Técnica n° 43/2021 do Ministério da Saúde recomenda a intercambialidade entre vacinas para terceira dose. Ou seja, todo esse público tomará vacinas diferentes das que foram administradas nas doses anteriores. Quem tomou as duas doses da Coronavac e da Astrazeneca tomará a terceira dose da Pfizer, já quem tomou as duas doses da Pfizer tomará a dose complementar da Astrazeneca.

Documentos necessários - Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.

Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.

Para se vacinar com a terceira dose, pessoas idosas devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:

– Prescrição médica com justificativa;

– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;

 – Relatório médico;

 – Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

 – Guia de Encaminhamento específico.

Imunossuprimidos que devem tomar a terceira dose

I – Imunodeficiência primária grave.

II – Quimioterapia para câncer.

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).

VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

VIII – Pacientes em hemodiálise.

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras

1. Metotrexato

2. Leflunomida

3. Micofenolato de mofetila

4. Azatiprina

5. Ciclofosfamida

6. Ciclosporina

7. Tacrolimus

8. Mercaptopurina

9. Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)

10. Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)