Saúde

Maceió e Arapiraca começam a vacinar idosos a partir de 78 anos nesta segunda-feira 

TNH1 com assessorias | 05/03/21 - 09h35
Foto: Pablício Vieira / Secom Arapiraca

Nesta segunda-feira (08), Maceió e Arapiraca iniciam mais uma etapa para imunização de idosos contra a Covid-19. Desta vez, serão vacinados idosos a partir de 78 anos. A capital alagoana recebeu mais 4.460 doses de Coronavac e a vacinação será das 10h às 16h, no drive-thru do Jaraguá e nos pontos fixos do Papódromo (Vergel do Lago), shoppings Pátio (Benedito Bentes) e Maceió (Mangabeiras). Do total de doses recebidas, 2.870 serão para idosos a partir dos 78 anos, enquanto 1.590 serão voltadas para trabalhadores de saúde. A vacinação nos quatro pontos é destinada exclusivamente para os idosos. Os trabalhadores de saúde estão sendo vacinados nos seus locais de trabalho.

Os idosos acamados com 78 anos ou mais também serão vacinados. O cadastro deve ser feito pelo telefone 3312-5589 ou e-mail acamados78mais@sms.maceio.al.gov.br. Para ser validado, é necessário informar nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável do usuário. Também estão sendo aplicadas a segunda dose nos idosos vacinados com a Coronavac na etapa que aconteceu entre 9 e 13 de fevereiro. Os usuários devem conferir em seu cartão de vacinação o tipo de vacina e a data para receber a conclusão da imunização. A SMS reforça que a segunda dose só será aplicada em quem se vacinou com a Coronavac, que deve ser administrada no período de 21 a 28 dias após o recebimento da primeira dose.

Em Arapiraca, a vacinação seguirá acontecendo no Sesc Arapiraca, das 8h às 17h e novas estratégias estão sendo montadas para ampliar os locais de vacinação. 

“Entendemos que todos estão ansiosos pela vacina, mas ratificamos que há doses suficientes para todos do grupo prioritário, então não precisa ter pressa pois a vacinação não tem dia para acabar”, disse a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Mônica Suzy.

Além dos idosos com idade a partir de 78 anos, também fazem parte do grupo prioritário, neste momento, os profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19 – que, inclusive, já tomaram as duas doses da vacina -, além dos profissionais da Atenção Básica e Especializada com 50 anos ou mais, ou que estão afastados das atividades funcionais devido comorbidades.