Saúde

Maceió vacinou menos de 4% do público-alvo infantil contra a Covid-19

Redação TNH1 | 21/01/22 - 12h09
Foto: Secom Maceió

Passados cinco dias do início da vacinação contra a Covid-19 para crianças em Maceió, somente 3,78% do público alvo para esta etapa foram imunizados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até essa quinta-feira, 20,  foram aplicadas 1.338 doses de vacinas pediátricas nos postos da capital. No total, até o início da tarde desta sexta-feira (21), Maceió recebeu 11.530 doses da vacina Pfizer pediátrica.


A estimativa é de que o número de crianças de 10 e 11 anos - público para o qual a vacina está sendo destinada no momento - seja de 35.395 no total, na capital alagoana. Ainda não há previsão de quando a vacinação em Maceió será aberta para outras faixas etárias, até chegar às crianças de 5 anos de idade.

O imunizante destinado às crianças, por enquanto, é da Pfizer em uma versão pediátrica. Este será aplicado em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação da vacina da Covid e outras do calendário infantil.

Onde vacinar as crianças -  Os postos instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel), estão com raias separadas e espaços temáticos para o público infantil.

Documentação necessária - Para vacinar crianças será necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS e documento de identificação do pai ou mãe. Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação + caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS.