Economia

Maceioense diversifica e inclui novas formas de pagamento no dia-a-dia

Assessoria | 16/09/19 - 20h15
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O mercado de meio de pagamentos cresce e se diversifica em um ritmo acelerado no Brasil, e em Maceió não é diferente. As formas clássicas de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de débito e crédito) ganham novos concorrentes com a evolução de diferentes tecnologias. Entre elas, o cartão pré-pago surge como opção democrática, que desburocratiza a relação do usuário com o dinheiro: qualquer pessoa pode abrir uma conta e utilizá-la através do cartão pré-pago em menos de dez minutos, sem comprovação de renda ou análise de crédito.

O hábito do maceioense mostra acompanhar a tendência: a Acesso, fintech especializada em meios de pagamento, traz dados que indicam que o tipo de compra feito pelo morador de Maceió com o pré-pago é, em sua maioria, online: 55% das compras são feitas em sites e serviços digitais, enquanto 45% em lojas físicas.

Os cartões podem ser encontrados na internet, através do e-commerce, ou dos mais de 20 pontos de venda e recarga espalhados por Maceió. Entre as categorias de gastos no pré-pago mais comuns feitas pelos moradores da cidade estão: supermercados (20%), roupas (6%), alimentação (19%) e combustível (13%).

O perfil do cliente dos pré-pagos é bastante variado na capital alagoana em sua maioria, ele tem entre 41 e 50 anos, contabilizando 23% dos usuários. A faixa etária dos 26 a 35 anos também é representativa, com 28% da base. Além disso, o usuário da cidade gasta, em média, R$123,59 por mês através do principal produto da Acesso.

“Maceió é o município mais populoso de Alagoas com grande representatividade econômica no estado. O crescimento na cidade mostra o quanto o cartão pré-pago transformou a experiência como a cidade compra, principalmente por ser um produto descomplicado e de fácil uso”, explica Davi Holanda, CEO da Acesso, sobre o potencial de crescimento do pré-pago na cidade.