Mãe de Isabella Nardoni e pai do menino Henry Borel são eleitos deputados

Publicado em 06/10/2026, às 09h18 - Atualizado às 09h19
Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, e Leniel Borel, pai de Henry Borel - Reprodução/Redes Sociais
Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, e Leniel Borel, pai de Henry Borel - Reprodução/Redes Sociais

Por Rayanderson Guerra/ Estadão Conteúdo

Ana Carolina Oliveira e Leniel Borel, pais de Isabella e Henry, respectivamente, foram eleitos deputados federais, trazendo suas histórias de tragédia familiar para a política, com foco em segurança pública e proteção à infância.

Ana Carolina, com 246.741 votos, e Leniel, com 72.658 votos, representam uma estratégia dos partidos Podemos e PP de utilizar candidatos com forte apelo social para aumentar suas bancadas na Câmara dos Deputados.

As eleições refletem uma tendência de partidos de centro e centro-direita em priorizar pautas de segurança e proteção familiar, buscando maximizar seu coeficiente eleitoral e garantir mais cadeiras no Congresso.

Resumo gerado por IA

Marcados por histórias de tragédia familiar, Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, e Leniel Borel, pai de Henry Borel, foram eleitos deputados federais. Os dois exerciam mandatos nas câmaras municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro e assumirão cadeiras na Câmara dos Deputados em Brasília para a legislatura dos próximos quatro anos.

Filiada ao Podemos em São Paulo, Ana Carolina obteve 246.741 votos e ficou como a segunda candidata mais votada do partido no Estado. Mãe de Isabella Nardoni, morta em 2008, ela ingressou na política com propostas voltadas à segurança pública e ao apoio a vítimas de violência.

No Rio de Janeiro, Leniel Borel, candidato pelo PP, somou 72.658 votos e garantiu vaga no Congresso Nacional. Pai de Henry Borel, morto em 2021, ele iniciou a trajetória pública após o homicídio do filho e centralizou a campanha em medidas de proteção à infância.

Puxadores de voto

A eleição de Ana Carolina Oliveira pelo Podemos e de Leniel Borel pelo PP exemplifica a estratégia das legendas de centro e centro-direita em apostar em nomes de forte apelo e visibilidade social para alavancar suas bancadas federais.

Historicamente focados na ampliação de suas bancadas proporcionais, partidos como o Progressistas e o Podemos utilizam candidatos puxadores de voto ligados a pautas morais ou de segurança para maximizar o coeficiente eleitoral e garantir maior número de cadeiras na Câmara dos Deputados.

Ao integrarem quadros com bandeiras focadas no combate à violência e na proteção à infância e à família, as legendas reforçam seu alinhamento com pautas de segurança pública.

Gostou? Compartilhe