Polícia

Mãe de jovem supostamente envenenado rebate advogado de suspeita sobre laudo

Redação TNH1 | 31/12/18 - 17h33
Reprodução

Márcia Calheiros dos Santos, mãe do jovem Rafael José Calheiros dos Santos, que morreu no dia 24 de novembro, contestou a versão do advogado da mulher suspeita de tramar o suposto envenenamento contra o filho e reafirmou que Rafael foi envenenado. O advogado disse, em entrevista à TV Pajuçara, no último dia 27, que os laudos de necropsia e toxicologia sobre a morte do jovem apontaram que não foi encontrado veneno no corpo dele.

O resultado dos examesnão foi divulgado pela Perícia Oficial e pela Polícia Civil. O advogado Gílson Tenório havia informado à reportagem que teve acesso ao documento na última quinta-feira quando esteve na Delegacia de Homicídios. Ele destacou que o cadáver de Rafael não apresentou vestígios de envenenamento.

“Eu estive na Delegacia de Homicídios na última quarta, antes dele, e fui informada que o resultado dos exames [sobre a morte do Rafael] havia saído, mas estava em sigilo. Só seria falado quando o delegado, que está em férias, voltar”, disse Márcia.

O TNH1 não conseguiu ouvir a polícia sobre o laudo. A coordenação da Delegacia de Homicídios ressaltou que o delegado do caso, Ronílson Medeiros, está de férias e delegados substitutos geralmente não concedem entrevistas. Já a assessoria de comunicação da Perícia Oficial havia informado antes que não divulgaria o resultado para a imprensa para não atrapalhar as investigações da polícia.

“Como a vítima foi um homem, está desse jeito. Se fosse o contrário, eu queria ver. O advogado inventou um monte de mentira e ainda quer fazer da menina uma coitada. E aquilo que a polícia e que o médico da UPA viram dentro do chocolate em pó e da vitamina do meu filho? Foi assombração? Todo mundo viu. Era veneno”, destacou a mãe do jovem.

Sobre o relacionamento da família com a suspeita, que era namorada de Rafael, Márcia afirmou que a mulher mentiu e que mantinha um bom convívio com ela.

“Ela chegou a dizer que não se dava bem com a família. Pelo que eu sei, ela se dava muito bem com todos. Eu tinha ela como uma filha. Ela está querendo jogar a culpa para o amigo dele, que era como se fosse o irmão dele. Se eu não me desse com ela, eu andaria tirando foto com ela? Isso é realmente uma sogra que não se dá bem com a nora?”, indagou.    

A mãe também afirmou que Rafael consumia os produtos há cerca de dois anos e nunca havia passado mal. "Isso não mata ninguém. Ele sempre tomava [os produtos]. Ele foi envenenado e ninguém vai mudar as coisas para inocentar ela", finalizou.

TNH1 não conseguiu contato com o advogado citado na matéria, sendo assim, o espaço fica aberto para eventuais defesas.   

O caso

Rafael José Calheiros dos Santos deu entrada no Hospital Geral do Estado após passar mal, em 16 de novembro, depois de ingerir uma vitamina com achocolatado em sua residência, no Benedito Bentes.

Ele ficou internado por oito dias, mas não resistiu e morreu no dia 24 do mesmo mês. O caso chegou a ser investigado pela delegada Tereza Ramos, mas desde a morte do jovem o caso passou a ser investigado pela DH, que investiga a causa da morte do jovem.