Saúde

Mãe e filha se recuperam juntas da Covid-19 no Hospital Metropolitano de Alagoas

Assessoria Sesau | 11/03/21 - 09h27
Catarina Magalhães/Sesau

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, foi o cenário de mais uma história emocionante de luta e vitória contra a Covid-19. Desta vez as personagens são Janity Gomes, de 51 anos, e Gabrielle Gomes, de 27 anos, que são mãe e filha e venceram o novo coronavírus juntas, após serem internadas no último dia 26 de fevereiro, onde trataram as complicações causadas pela doença.

As pacientes chegaram juntas à unidade hospitalar e foram direcionadas para leitos em enfermarias diferentes. Mas, o amor de mãe não deixou que a filha ficasse longe e, após vários apelos, a equipe multidisciplinar da unidade levou Gabrielle para o mesmo local onde Janity era tratada.

“Ela perguntava a todo mundo ‘cadê a minha filha?’ Seria melhor que ela estivesse aqui comigo, porque chegamos juntas para sermos internadas. Como ninguém resiste ao apelo de uma mãe, foram ao meu encontro e me colocaram junto dela, onde ficamos uma dando força para a recuperação da outra”, relatou Gabrielle.

Conforme a Direção do Hospital Metropolitano de Alagoas, a decisão de juntar mãe e filha na mesma enfermaria ocorreu com base no princípio da humanização da saúde. Isso porque, desde que foi inaugurado, o atendimento humanizado tem sido priorizado, uma vez que esse cuidado, comprovadamente, ajuda na recuperação dos pacientes de Covid-19.

“Eles perguntaram se eu queria receber uma visita e até pensei que fossem os meus filhos. Mas, para a minha surpresa, quem estava chegando à enfermaria, era minha filha Gabrielle. Quando a vi comecei a chorar e ela também. Daí por diante nossa recuperação evoluiu satisfatoriamente e, graças a Deus, nos recuperamos da Covid-19”, lembrou emocionada Janity.

Altas médicas

Gabrielle recebeu alta no dia 2 de fevereiro e Janity no último sábado (6). “Como a evolução dela foi mais rápida, minha filha recebeu alta médica primeiro do que eu. Quando a vi indo embora, fiquei triste por ter que ficar sem tê-la ao meu lado, mas, ao mesmo tempo, feliz, por vê-la recuperada. Aquele momento me encheu de fé na minha recuperação e na esperança que logo iria receber alta médica”, ressaltou Janity.

Ela enfatizou o trabalho humanizado desenvolvido pelos profissionais do Hospital Metropolitano de Alagoas, que, segundo frisou, é decisivo para a recuperação dos pacientes. Isso porque, as pessoas em tratamento da Covid-19 ficam isoladas e muito solitárias, pois não são permitidas visitas presenciais nas unidades hospitalares.

“Verdadeiramente um atendimento humanizado! Eles não têm obrigação de conversar com a gente, mas, os profissionais do Hospital Metropolitano de Alagoas dão um apoio moral fora do sério. Fiquei pensando como o trabalho deles deve ser sempre valorizado, uma vez que, têm problemas como todo mundo, mas, os deixam de lado para motivar os pacientes”, salientou Janity.

Ansiedade

Gabrielle relatou que, após receber alta médica, ficou ansiosa para que a mãe também pudesse sair do Hospital Metropolitano de Alagoas. E, com esperança na recuperação da mulher que a trouxe ao mundo, decidiu preparar uma surpresa para o dia em que, finalmente, Janity também deixaria a unidade hospitalar.

“Fiquei receosa de não poder fazer a surpresa para a minha mãe, uma vez que ela estava em um ambiente hospitalar. Mas, fui surpreendida pela receptividade da equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano de Alagoas. Finalmente, no último sábado, minha mãe deixou a unidade com uma recepção calorosa, com balões, cartazes com mensagens motivacionais e ao som de um violão que embalou lindas canções”, relatou Gabrielle, ao ressaltar que, estar junto com a mãe na mesma enfermaria, ajudou as duas na recuperação.