Mãe faz apelo por transferência de bebê com taquiarritmia de difícil controle, em Maceió

Publicado em 22/11/2024, às 17h30
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Por TNH1

A bebê Luna dos Santos Leal, de apenas seis meses, é portadora de taquiarritmia de difícil controle, que é uma fibrilação atrial com condução aberrante, e está internada com quadro de arritmia de difícil controle no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A mãe dela, identificada como Gláucia, gravou um vídeo em forma de apelo para pedir ajuda para conseguir executar transferência da pequena para São Paulo, e disse que a família não tem recursos para custear a viagem e o tratamento.

Em entrevista ao TNH1, Gláucia disse que a família é de Atalaia, mas mora em um apartamento em Maceió. Ela contou que a menina começou a apresentar uma reação anafilática grave depois de tomar duas vacinas, a Pentavalente e a vacina inativada poliomielite (VIP), na última terça (19), e apresentou lábios roxos, apatia e aumento da frequência cardíaca.

"Nós queremos ir para São Paulo porque lá vai ter especialistas, ela vai poder receber um atendimento mais adequado para o quadro dela. Lá vão tratar. Não temos condições de arcar os custos porque é muito alto o valor, é muito caro", disse.

A mãe destacou que Luna tem plano de saúde, mas ele não cobre o transporte aéreo, apenas autoriza o terrestre. Com isso, Gláucia fez um apelo ao Estado e à Prefeitura de Maceió para ajudar na transferência de Luna para a capital paulista.

Relatório médico

Segundo a Santa Casa, foi realizada a conduta de adenosina, cardioversão elétrica, amiodarona, correção de distúrbios ácidos básicos e hidrocletrolíticos, intubação orotraqueal, e sedação. A arritmia, no entanto, não cessou.

O ecocardiograma realizado beira leito em 20 de novembro mostrou provável miocárdio não compactado com deterioração da função ventricular, com disfunção sistólica moderada do ventrículo esquerdo com fração de ejeção de 40% (Método Biplanas). Luna se encontra em UTI pediátrica em uso de antiarrítmico contínuo, droga vasoativa, sedada e sob ventilação mecânica.

“Em decorrência do quadro e gravidade em questão, solicito transferência da paciente para Serviço especializado em Cardiologia Pediátrica e Eletrofisiologia Invasiva com suporte de ECMO. Deste modo, sugiro à transferência para os seguintes hospitais: Hospital Sabará em São Paulo e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Os quais são referência para à patologia em questão", consta no relatório médico.

Quem tiver o interesse em ajudar a pequena Luna com apoio financeiro pode realizar transferência via Pix para a chave 82981115514 (número de celular de Gláucia).

Gostou? Compartilhe