Política

"Mais de 80% dos municípios pagarão o 13º este ano", diz AMA

02/12/15 - 08h32

Marcelo Beltrão concedeu entrevista a TV Pajuçara (Crédito: Reprodução)

Marcelo Beltrão concedeu entrevista a TV Pajuçara (Crédito: Reprodução)

Embora o clima de apreensão ainda esteja presente entre os servidores públicos alagoanos por conta da crise e dos cortes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a perspectiva de pagamento dos salários e do 13º em dia é boa, segundo o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Marcelo Beltrão. Ele aponta que mais de 80% das Prefeituras vão pagar o 13º ainda este ano.

"Desde que a crise chegou, estamos preparando os prefeitos para que eles pudessem fazer os ajustes necessários e não comprometer a folha de pagamento dos servidores", disse o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), durante entrevista na manhã desta quarta-feira (2) à TV Pajuçara.

Ainda de acordo com Marcelo Beltrão, é preciso priorizar os diretos dos servidores. "A previsão é de que em 2016 a situação seja ainda mais delicada, por isso queremos transformar essa situação difícil em novas oportunidades", acrescentou.

SATUBA

Um dos municípios que estão em situação mais difícil é Satuba, região metropolitana de Maceió. Além da dificuldade compartilhada com outras cidades, Satuba ainda teve um corte extra de 20% no FPM, devido à queda de faixa estipulada pelo Governo Federal.

"É lamentável, mas por mais que a gestão atual cortasse gastos, acredito que não será possível honrar a todos os compromissos da prefeitura em tempo", disse Marcelo Beltrão.

Vídeo: Prefeito de Satuba ameaça renunciar ao cargo caso não consiga recuperar receita e chora

ELEIÇÕES MANUAIS

Quando questionado sobre a volta do voto manual, o presidente da AMA foi categórico. "Isso é retrocesso, pois conquistamos não só agilidade, mas também segurança quanto aos resultados dos processos eleitorais", opinou.

Já sobre a possível impressão do voto, Marcelo Beltrão disse que aprova o projeto. "Esperamos que a Justiça Eleitoral consiga garantir eleições transparentes", concluiu.

Veja a entrevista completa: