Interior

Mais fardos de látex surgem em praias do litoral Sul

Da Redação TNH1 | 09/08/21 - 18h21
Fardos foram recolhidos por equipes da Prefeitura de Coruripe | Divulgação/Prefeitura de Coruripe

A Prefeitura de Coruripe, no litoral Sul do estado, registrou, nesta segunda-feira (09), o aparecimento de mais 16 fardos de látex em duas praias do município, sendo 12 na Praia de Pituba e quatro na Praia de Lagoa do Pau. 

Usado na fabricação de borracha e pneu, por exemplo, o material foi recolhido por equipes das secretarias de Limpeza, Infraestrutura e do Meio Ambiente e Turismo, sendo encaminhado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar, região metropolitana de Maceió.

Novos fardos de borracha são encontrados em praia de Maceió

Os fardos voltaram a aparecer na costa alagoana no mês passado, dois anos após os primeiros registros. Pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), apontaram que os fardos eram de um navio nazista que naufragou, no litoral nordestino, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

A descoberta veio quando da investigação da origem das manchas de óleo que atingiram várias praias alagoanas, principalmente na região Sul do estado, e cuja limpeza mobilizou equipes do Ibama, Marinha do Brasil, entre outras, além de voluntários.