Alagoas

Mais manchas de óleo aparecem em praias do litoral alagoano neste sábado; vídeos

Redação TNH1 | 01/10/22 - 15h44
Cortesia/Instituto Biota

Mais fragmentos de óleo foram avistados em praias do litoral alagoano, desta vez na manhã deste sábado (1º) nas praias de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Paripueira e no Francês. O flagrante foi recebido pelo Instituto Biota de Conservação.   

De acordo com a chefe da APA Costa dos Corais, Roberta Carvalho, os municípios já estão monitorando a extensão das manchas de óleo na costa e realizarão a limpeza. Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICmbio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já estão cientes.

Segundo uma testemunha, na orla de Paripueira havia muita presença do óleo. Veja os vídeos registrados nesta manhã:

A Marinha do Brasil fez a coleta do material para a análise. "Provavelmente trata-se da lavagem de tanques de navios em águas internacionais trazidas pela corrente, mas ainda não há nada confirmado", disse Roberta Carvalho. Veja mais imagens:

Nessa sexta-feira (30), O Instituto Biota de Conservação coletou duas manchas de óleo no litoral de Jequiá da Praia, na região Sul de Alagoas. 

Segundo Bruno Stefanis, coordenador do Biota, não é a mesma quantidade de óleo que atingiu a costa do Nordeste em 2019, mas ainda assim é um fato que serve de alerta. "Alguns animais já apareceram oleados. Um em agosto e outros em diferentes estados, segundo nossos parceiros. Se a população puder nos ajudar, mandando as informações, será de grande ajuda. Registramos óleo tanto no litoral sul, como no litoral norte. No sul, blocos de óleo com quase meio metro de comprimento".