Brasil

Mais três cidades alagoanas aderem a consórcio da FNP para compra de vacinas

TNH1 com Assessoria | 08/03/21 - 17h46
Secom Maceió

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) divulgou, nesta segunda-feira (08), que mais três cidades alagoanas aderiram ao consórcio para aquisição de vacinas, proposto pela entidade. Os municípios da Barra de São Miguel, Carneiros e São Miguel dos Campos juntam-se a Maceió, Cajueiro, Minador do Negrão e São Sebastião.

De acordo com a assessoria da FNP, 2.172 municípios, sendo 25 capitais, já aderiram ao consórcio. Clique aqui para ver a lista completa. 

"A ideia de constituir um consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos está fundamentada na Lei nº. 11.107/2005. De acordo com o PNI, a obrigação de adquirir imunizantes para a população é do Governo Federal. No entanto, diante da situação de extrema urgência em vacinar brasileiros e brasileiras para a retomada segura das atividades e da economia, o consórcio público, amparado na segurança jurídica oferecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), torna-se uma possibilidade de acelerar esse processo", informou a FNP.

Para custear as vacinas, os recursos podem ser disponibilizados por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Caso isso ocorra, a ideia é reembolsá-los. Não seria adequado os municípios terem esse gasto diante do PNI, pois já estão afogados em dívidas por conta do momento”, ressaltou o presidente da FNP, Jonas Donizette, em entrevista recentemente.

O consórcio foi criado com o objetivo de dar suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda.