Brasil

Manchas de óleo: ministro do Meio Ambiente vai a Sergipe para avaliar situação

Site fanf1 | 07/10/19 - 10h34
Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, desembarca em Aracaju (SE) no começo da tarde desta segunda-feira, 7. Ele fará um sobrevoo em todo o litoral sergipano para avaliar a situação das praias. Todas elas foram atingidas  por óleo, inicialmente apontado como petróleo bruto. Por enquanto, não se sabe se a origem e muito menos quem são os responsáveis pelo vazamento que suja praias de todo o litoral nordestino, com exceção da Bahia.

Sergipe é o estado que enfrenta a situação mais grave e neste final de semana instalou um Comitê de Crise, também decretou estado de emergência.

Em seu perfil no Twitter, o ministro informou que o presidente Jair Bolsonaro determinou urgência na identificação da origem e apuração de responsabilidades pelas manchas de óleo no litoral.

Foto: Adema

Segundo a assessoria do Governo de Sergipe, o ministro telefonou para o governador Belivaldo Chagas informando sobre a vinda para “deliberar ações conjuntas para minimizar as consequências dos danos ambientais”.

Neste sábado, foi emitida uma edição extra do Diário Oficial da União com despacho do presidente Jair Bolsonaro determinando que a Polícia Federal, a Marinha e outros órgãos investiguem as causas e responsabilidades sobre as manchas de óleo que apareceram nas praias do Nordeste. Ele também determina o prazo de 48h, sejam apresentados à Presidência da República “os dados coletados e as providências adotadas até o momento”.