Brasil

Mandados da PF contra tráfico incluem empresários, aviões e helicópteros

CNN Brasil | 18/08/20 - 12h46
Reprodução CNN Brasil

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (18) 50 mandados de prisão (20 preventivas e 30 temporárias) e 139 de busca e apreensão em 12 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal.

A Operação Além-Mar, que conta com cerca de 630 agentes e equipes do Comando de Operações Táticas da PF, investiga um esquema de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Os investigadores acreditam que a droga saía do Paraguai, entrava no Brasil e, através de portos brasileiros, era enviada a países europeus, como Holanda e Bélgica. Os entorpecentes seriam transportados pelo território brasileiro em helicópteros.

Em São Paulo, são cumpridos 60 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão. A investigação é realizada pela PF de Pernambuco, mas é no território paulista que se encontra a maioria dos alvos. Equipes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná dão apoio à ação.

Em Pernambuco, vários carros de luxo foram apreendidos, entre eles um avaliado em mais de R$ 320 mil, e uma carreta.

Segundo informações da PF de Pernambuco, entre os bens que tiveram o sequestro determinado pela Justiça Federal estão 7 aviões (incluindo 1 em Brasília, 1 em SP e 2 no PA), 5 helicópteros (3 deles em PE), 42 caminhões e 35 imóveis urbanos e rurais ligados aos investigados. Além disso, também foi determinado o bloqueio judicial de R$ 100 milhões.