Saúde

Manga com leite: faz mal ou tem benefícios? Descubra

Site Remédio Caseiro | 02/10/20 - 13h43 - Atualizado em 02/10/20 - 13h50

Você já deve ter ouvido alguma vez a crença popular de que comer manga com leite faz mal e até mata, não é? Mas saiba que essa história não passa de um mito. Essa junção é, na verdade, bastante saudável e traz vários benefícios para a saúde. 

Entre os vários pontos positivos dessa combinação estão: a melhora do funcionamento intestinal, o fortalecimento da imunidade e ainda dá uma forcinha para perder peso com saúde. 

Comer manga com leite, ao contrário do que diz a crença popular, faz muito bem para a saúde e traz diversos benefícios para o corpo, uma vez que é uma mistura rica em nutrientes, como: carboidratos, gorduras boas para o organismo e várias proteínas e aminoácidos essenciais.

A bebida apresenta uma boa porção de fibra alimentar e minerais como cálcio, ferro, sódio, magnésio e selênio, além das vitaminas A, C, E e do complexo B, tais como: B1, B6, B9 e B12. 

Protege a visão 

Um dos principais benefícios de consumir a manga misturada com leite é para a visão. A mistura possui cerca de 475 mg da vitamina por cada copo de 240. 

A vitamina A é essencial para a formação das células que formam a retina, a conjuntiva e a córnea, partes que podem levar à cegueira caso não funcionem corretamente. 

Além do mais, esse nutriente é utilizado pelo organismo na produção de alguns pigmentos sensíveis à luz que ficam localizados no interior dos olhos e auxiliam a visão em locais com baixa luminosidade. 

Um adendo importante é que esse benefício é melhor aproveitado com o uso do leite integral, que possui uma maior quantidade de gordura, visto que a vitamina A é um componente lipossolúvel. Ou seja, se mistura melhor com os lipídios dos alimentos. 

Regula o funcionamento intestinal 

Outro ponto positivo da manga com leite é em relação ao funcionamento intestinal.

As fibras alimentares encontradas na manga favorecem o aumento do bolo fecal, hidratam a região dos intestinos e estimulam os movimentos peristálticos, que servem para expulsar as fezes. 

Já o leite é fonte de bactérias importantes para a flora

intestinal, conjunto de micro-organismos protetores da região. (5

Tudo isso atua em conjunto para contribuir com a prevenção de problemas como gases intestinais, constipação e até diarreia. 

Faz bem para a saúde óssea e muscular 

A grande quantidade de cálcio (186 mg por cada copo) contida na mistura faz com que ela seja um ótimo alimento para os ossos e músculos. 

O cálcio encontrado no leite é de fácil absorção, ou seja, a maior parte dele consegue ser aproveitado e é usado na remineralização óssea, que é a reposição do mineral que é perdido de maneira natural. 

O leite também é rico em proteínas e aminoácidos importantes para a saúde óssea e muscular. Como a caseína, que participa do transporte de minerais através do sangue; da leucina, que participa da síntese das proteínas que formam as fibras musculares e do alfa lactoglobulina, que estimula a absorção do cálcio pelo intestino. 

A manga também possui um papel importante nisso. O consumo da fruta inibe a reabsorção óssea, que causa o enfraquecimento dos ossos, efeito que ocorre graças a ação de uma substância chamada de mangiferina, que é encontrada em grande quantidade na polpa. (

Fortalece a imunidade

O sistema imunológico é o conjunto das células que fazem a defesa do organismo contra doenças. A ação das vitaminas A e C da manga estimulam a produção dessas células. 

Enquanto que o leite, por ser fonte de proteínas como as imunoglobulinas, alfa lactoglobulina, lactoferrina e lisozima, regula a liberação dessas células a qualquer sinal de problema para a saúde. 

Como resultado dessa ação conjunta, o corpo consegue se defender melhor contra os ataques causados por agentes patogênicos (organismos causadores de doenças).

Protege contra doenças crônicas 

Esses dois ingredientes unidos agem contra doenças crônicas, enfermidades que se estendem por um período maior que seis meses, como diabetes, colesterol alto, hipertensão e até alguns tipos de câncer. 

Os ácidos graxos, as proteínas e os aminoácidos do leite diminuem os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, aumentam a liberação de insulina (hormônio que metaboliza o açúcar) pelo pâncreas e dos minerais que regulam a pressão arterial. (3)

Já a manga é rica em vários antioxidantes, compostos que impedem a ação de moléculas que causam danos à estrutura celular e aumentam os riscos de doença. 

Entre os principais fitoquímicos do gênero estão as vitaminas C (ácido ascórbico) e E (alfa-tocoferol), o betacaroteno (precursor da vitamina A) e a mangiferina. 

Ajuda a emagrecer com saúde 

Quer mais um motivo para adicionar manga com leite ao seu cardápio? Pois saiba que a combinação pode te ajudar a perder aqueles quilinhos extras de maneira deliciosa e saudável. 

Isso acontece tanto por causa das fibras, que agem diminuindo a fome pois ocupam bastante espaço no estômago e atrasam o esvaziamento gástrico, quanto por causa da mangiferina, que diminui a absorção de gorduras. 

O leite possui uma ação semelhante, já que as proteínas presentes nele estimulam a liberação de hormônios que aumentam a sensação de saciedade, ao mesmo tempo que melhoram a digestão. 

Para completar, cada copo com 240 ml possui pouco mais de 150 calorias, sendo uma ótima opção de lanche pós-treino. 

Receita deliciosa e saudável de smoothie de manga

Viu todos esses benefícios e ficou com vontade de experimentar? Então confere a seguir uma receita super simples e deliciosa de um smoothie que leva apenas dois ingredientes e fica pronto em menos de 5 minutos!

Você vai precisar apenas de uma manga bem madura e 1 copo de leite gelado. A manga pode ser de qualquer variedade, porém quanto mais madura, mas doce ela será. 

Leve os dois ingredientes ao liquidificador, bata bem e está pronto, não precisa coar e nem adoçar. Para ficar mais cremoso, substitua parte do leite por iogurte natural e acrescente pedras de gelo. 

De onde surgiu a superstição?

A lenda de que a manga consumida junta com o leite fazia mal a saúde surgiu na época do Brasil escravocrata e partiu dos senhores de escravos. Eles inventaram essa história para que os escravos não consumissem o leite das vacas, que era um produto caro e destinado à família nobre.

Os escravos comiam as mangas, que eram abundantes, para aliviar a fome e com medo de ficarem doentes deixavam de roubar o leite das fazendas. Com o tempo a história se espalhou e ficou bastante popular.  

Hoje em dia, no entanto, ela vem sendo desmistificada, especialmente porque é possível encontrar produtos à base de manga com leite, como sucos e iogurtes, nas prateleiras de todos os mercados.