Política

Maranhão rompe silêncio sobre Cunha e elogia aliado publicamente

18/05/16 - 06h15

Durante um evento para celebrar a revitalização de uma superquadra em Brasília nesta terça-feira, 17, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), rompeu o silêncio e elogiou o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em suas breves palavras, Maranhão enalteceu o peemedebista mais de uma vez, dando os créditos pelo projeto ao seu antecessor, que disse ter "espírito público". Ele afirmou ainda que Cunha "possui experiência" e é um homem "tarimbado".

"Para além desse momento, se Cunha aqui estivesse, estaria para contemplar seu feito. Mais uma iniciativa que acolheu o seu espírito público. Me orgulho de pertencer a uma Mesa Diretora de trabalho que tem dado a sua contribuição para o País", declarou Maranhão durante o seu discurso. Questionado se ele e Cunha mantêm contato, ele não respondeu. Interlocutores do presidente afastado dizem que ele é extremamente fiel ao peemedebista e que o visita na residência oficial quase todos os dias.

Maranhão voltou a dizer que não vai renunciar ao cargo de vice-presidente, como defendem partidos como DEM e PPS, e afirmou que as críticas fazem parte da democracia. "É preciso compreender que o Brasil é maior do que crise, e nós temos que dar a nossa contribuição. Cunha deu sua contribuição à construção de um projeto da Câmara, dando sequência às pautas. Portanto tem experiência, é um homem tarimbado, e com certeza significa para a República um homem público que deu e dará um estímulo pra que nós possamos compreender o papel do Parlamento."

Além de mencionar Cunha, o presidente interino, que já foi reitor da Universidade Estadual do Maranhão, destacou a importância da educação. Entre as ações da revitalização, foram doados materiais escolares para uma escola da região. 

O presidente interino aproveitou para destacar a importância da educação. Ele falou do "sentimento da educação, que liberta, emancipa e é sinônimo de democracia". "Educação de qualidade é um pedaço de ouro que reluz ainda que seja na escuridão", completou.