Gente Famosa

Marcius Melhem se pronuncia após denúncia de assédio sexual

26/10/20 - 08h14

O ator e diretor Marcius Melhem usou o Twitter para se defender das acusações de assédio sexual feitas contra ele por funcionárias da Rede Globo. Em uma longa série de posts na rede social, o ator disse que está disposto a reconhecer e, se possível, reparar seus erros. O pronunciamento foi feito após a advogada Mayra Cotta, que representa as supostas vítimas, ter afirmado, em entrevista à Folha de S.Paulo, que Melhem agia de forma violenta, usava seu poder hierárquico para constrangê-las e, por vezes, chegou a trancar mulheres em salas para assediá-las.

“Como escrever uma nota para comentar acusações dessa gravidade? Culpados e inocentes dizem a mesma coisa. ‘Sou inocente. Vou provar na Justiça’. Por isso, qualquer coisa que eu diga pode soar falsa de cara”, disse Melhem. “Mas, preciso falar e, com o tempo, mostrar minha sinceridade. Estou disposto a reconhecer meus erros, pedir desculpas e, se possível, reparar pessoas que eu tenha de qualquer forma magoado. Quero enfrentar isso com verdade e humanidade e me expor se for preciso”, acrescentou.

Melhem, que deixou a emissora em agosto, disse que fez parte de um grupo que usou o humor como instrumento contra o preconceito. “Mas, mesmo abraçando profissionalmente a causa feminista, ainda combato o machismo dentro de mim, erro, posso ter relações que magoem. Tento melhorar e aprender. E queria muito falar sobre isso. Mas, diante de acusações tão graves que de forma alguma cometi, o que eu posso fazer? Negar.”

Pela rede social, Melhem pediu que a verdade seja apurada e disse que saiu da Globo pela porta da frente após rigorosa investigação da emissora. “No compliance da rede Globo tudo foi apurado e investigado rigorosamente. Saí pela porta da frente da emissora em que trabalhei por 17 anos. Sei que, num caso desses, ainda mais no momento que vivemos, de tanto ódio, serei culpado até provar o contrário. Então, quero que tudo seja colocado às claras, expor a minha inocência e os meus erros. Quero poder pedir desculpas e cobrar responsabilidades. Vou em busca da verdade”, disse.

A advogada Mayra Cotta afirmou que as vítimas denunciaram o ator ao setor de compliance da emissora. Entretanto, não ficaram satisfeitas com o resultado do procedimento interno instaurado para apurar o caso e resolveram se organizar para expor “tudo o que elas passaram e toda a gravidade do comportamento que o Marcius Melhem teve enquanto ele foi chefe” e “para que ele não fosse simplesmente varrido para debaixo do tapete”.

Ela revela que, segundo suas clientes, Melhem agia de forma agressiva reiteradamente. “Houve um comportamento recorrente, de trancar mulheres em espaços e tentar agarrá-las, contra a vontade delas. De insistir e ficar mandando mensagens, inclusive de teor sexual, para mulheres que ele decidia se iam ser escaladas ou não para trabalhar. De prejudicar as carreiras de mulheres que o rejeitaram. De ficar obcecado, perseguindo mesmo. Foi um constrangimento sistemático e insistente, muito recorrente”.

Mayra Cotta disse, ainda, que o diretor se aproveitava de situações de trabalho para as tentar agarrar e beijar as vítimas à força, prensando-as contra a parede. Segundo ela, Melhem rompeu totalmente o limite entre o flerte e o assédio, já que insistia em sua conduta mesmo depois de ouvir mulheres falando “não, não quero, me solta, não vou beijar, não vou ficar com você. E ele tentando, agarrando”.

A advogada representa seis vítimas de assédio sexual, outras de assédio moral e seis testemunhas, além de um grupo de apoio formado por, aproximadamente, 30 pessoas. As vítimas e testemunhas preferiram manter suas identidades em sigilo.