Interior

Marechal: abastecimento de água segue instável após paralisação no sistema produtor

Assessoria BRK | 31/05/22 - 09h43
Sistema produtor de água | Foto: Divulgação

Em decorrência das condições climáticas, algumas unidades do sistema produtor de água de Marechal Deodoro precisaram ser paralisadas novamente nessa segunda-feira (30). Isso porque as fortes chuvas que atingem o município desde a semana passada provocaram o aumento da turbidez da água bruta e o acúmulo de sedimentos nos mananciais, dificultando os processos de tratamento exigidos para a distribuição.

As Captações Broma, Volta D’Água e Bica da Pedra foram desligadas preventivamente para assegurar a qualidade da água entregue a população. As duas primeiras seguem paralisadas, enquanto a Captação Bica da Pedra opera com vazão reduzida, em um retorno gradativo que acompanha o monitoramento das condições da água dos mananciais. Além disso, alguns poços apresentaram falhas de bombeamento, o que mobilizou as equipes da BRK para manutenções emergenciais.

Com isso, o abastecimento de parte das regiões de Barra Nova, Massagueira, Santa Rita, Povoado Malhadas e outras áreas fora do eixo central do município segue com instabilidade. A BRK continua monitorando os mananciais e trabalhando para minimizar os transtornos à população, com equipes em campo para serviços emergenciais, atendimento às comunidades e o envio de caminhões-pipa para unidades de serviços essenciais.

Conjunto Gislene Matheus- No Conjunto Gislene Matheus, localizado em Marechal Deodoro, as chuvas também afetaram o sistema de abastecimento. Os Poços 12 e 13, que atendem ao residencial, estão em processo de recuperação após apresentarem falhas de bombeamento também ocasionadas pelas chuvas. Além disso, foi identificado um vazamento na conexão da rede que interliga os poços, devido a um rompimento da tubulação. 

As equipes operacionais foram mobilizadas para as ocorrências durante o último fim de semana e conseguiram reativar os poços na noite dessa segunda-feira (30), após novo rompimento da rede de distribuição. Dessa forma, caso não haja nenhuma intercorrência, a retomada do abastecimento se dará de forma gradativa a partir desta terça-feira (31).

Com histórico de desabastecimento que antecede a operação da BRK no município, o Conjunto Gislene Matheus está inserido na escala fixa de atendimento com caminhões-pipa. Paralelamente ao fornecimento de água por meio de fonte alternativa para garantir o abastecimento regular da comunidade, a BRK trabalha para aumentar a produção de água na região.

A empresa tentou reativar um poço que já existia no local, mas não foi possível devido às condições operacionais do equipamento. Agora, a BRK investe na perfuração de um novo poço, além de estudos para a implantação de melhorias no sistema de abastecimento do Conjunto.