Concursos

Marinha abre 1.240 vagas a partir desta quarta, 1º

31/01/17 - 17h17

A Marinha do Brasil publicou o edital de abertura de concurso público destinado a admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) em 2017. O certame oferece 1.240 vagas, sendo 248 vagas destinadas aos negros, distribuídas entre as  áreas profissionais de Mecânica, Eletroeletrônica e Apoio.

As inscrições podem ser realizadas a partir desta quarta-feira, 1° de fevereiro a 6 de março de 2017, na página oficial da DEnsM (www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br), ou ainda nas Organizações Responsáveis pela Execução Local (endereços informados no edital). A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Dentre as condições para participação no concurso, é preciso: ser brasileiro nato ou naturalizado; não ser casado ou não constituir união estável; ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade; ter concluído ensino médio; possuir bons antecedentes de conduta; não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com a condição militar; estar autorizado, pela respectiva força armada ou força auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia e do Corpo de Bombeiro Militar; estar em dias com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral. Demais requisitos devem ser conferidos no edital, clicando AQUI.

A seleção será realizada por meio de prova escrita (questões de Matemática, Português e Ciências [Física e Química]) e eventos complementares, tais como: inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e curso de formação (composto de período de adaptação, verificação de documentos, verificação de dados biográficos, avaliação psicológica e curso de formação propriamente dito).

O edital informa que o Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito e tem duração de um ano letivo, realizado em um único período escolar de 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval. Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

O prazo de validade do concurso público e aproveitamento de candidatos reservas terminará no dia 15 de fevereiro de 2018.

Edital e eventuais retificações: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html