Alagoas

Marinha alerta para ventos de até 60km/h e ressaca com ondas grandes no litoral de AL

Redação TNH1 | 25/09/21 - 16h21
Semarh

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu neste sábado, 25, novo alerta de ventos fortes que podem chegar até 60 km/h e ressaca com ondas de até 2,5 metros no Litoral de Alagoas. O alerta vale entre a noite de hoje e a tarde desta segunda-feira, 27. 

De acordo com a Marinha, há ainda a possibilidade de agitação marítima com ondas de até 3,5 metros em alto-mar. Leia o comunicado repassado pela Capitania dos Portos de Alagoas. 

"A intensificação dos ventos alísios, que sopram próximo à região equatorial, poderá provocar ventos de direção Sudeste a Leste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, ao sul de Touros, entre a noite do dia 25 e a tarde do dia 27 de setembro. Há também previsão de ventos de direção Sudeste a Nordeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Norte, ao norte de Touros, do Ceará, do Piauí e do Maranhão, ao sul de São Luís, entre a noite do dia 24 e a tarde do dia 27 de setembro. A passagem de um sistema frontal sobre o sul do estado da Bahia poderá provocar agitação marítima, em alto-mar, com ondas de direção Sudoeste a Sul, com até 3,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, ao sul de Recife, até a noite do dia 25 de setembro".

"Adicionalmente, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, ao sul de Recife, até a noite do dia 25 de setembro. A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR - Instituto Rumo ao Mar".

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio, reforçou a Marinha do Brasil.