O deputado alagoano Marx Beltrão, do Partido Progressistas (PP), foi aplaudido pela comunidade LGBTQIA+ ao proferir um forte discurso em favor do reconhecimento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A fala aconteceu durante a tumultuada sessão da Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados, que votou nesta terça-feira, 19, um projeto de lei que visa proibir o casamento civil homoafetivo. Após quase duas horas de discussão, a votação foi adiada.
No discurso, Marx Beltrão disse que muitos parlamentares eram "leões que, entre quatro paredes, fazem sussurros de gatinho". Ainda na fala (veja abaixo), o parlamentar, vinculado a um partido de direita, defendeu que todos sejam iguais perante a lei.
"Sou de direita, tenho família, sou casado, pai de três filhos e católico atuante. Defendo direito igual para todos; eu vejo aqui leões, que, entre quatro paredes, fazem sussurros de gatinho".
Tema passará por audiência pública - Após ter votação adiada pela segunda vez, o PL que visa proibir o casamento entre pessoas homoafetivas deve passar por uma audiência pública antes de retornar à pauta da comissão. O tema deve ser debatido na próxima terça-feira (26), e deve ser votado ainda na quarta (27).