Polícia

Maus-tratos: homem é preso por colocar pitbull para matar gatos e ameaçar vizinha, em Rio Largo

TNH1 | 31/08/22 - 08h09
Arquivo TNH1

Mais um caso de maus-tratos envolvendo um cão da raça pitbull foi registrado em Alagoas. Nessa terça-feira, 30, um homem usou o cachorro para ameaçar uma vizinha no bairro Lourenço Albuquerque, em Rio Largo, na Grande Maceió, e foi detido em flagrante por policiais militares do 8º Batalhão. O cão também teria matado ao menos dois gatos na rua.

De acordo com a polícia, a denúncia de que um homem aparentemente embriagado estava colocando o animal para cima de populares levou a equipe até o bairro em Rio Largo. Lá, os militares tomaram conhecimento de que dois gatos teriam sido mortos pelo pitbull.

Os PMs encontraram o suspeito e ele alegou que teve uma discussão com a esposa, e que durante a briga, o cachorro havia saído de casa. A vizinha dele, uma mulher de 42 anos, rebateu a versão do dono do animal e afirmou que ele usou o cachorro para ameaçá-la. Além disso, o homem teria dito que utilizaria uma barra de ferro para ferir a mulher.

A vítima também mostrou vídeos aos militares para comprovar que o suspeito mentiu. Nas imagens gravadas por ela, e que a reportagem não teve acesso, o homem teria colocado o pitbull para atacar gatos na rua. Diante da situação, o tutor do pitbull foi levado para a delegacia e autuado pelo cometimento dos crimes de maus-tratos de animais e ameaça.

Ainda segundo a polícia, ele permanece recluso na Central de Flagrantes, no Pinheiro, e vai ser submetido a uma audiência de custódia nesta quarta-feira.

O caso - Um vídeo que circulou nas redes sociais, em julho deste ano, mostrou um homem segurando pela coleira um cão da raça pitbull, enquanto o animal matava um gato. O homem ri e não contém o cão. As imagens foram feitas no município de São Miguel dos Campos e denunciadas à Polícia Civil. O tutor do pitbull foi preso na ocasião, porém teve a prisão revogada pela Justiça na última semana.

"Em seu interrogatório, o indivíduo confirmou que era ele próprio nas imagens, mas afirmou que o cachorro é de um amigo, e que ele tem o costume de passear com o animal. Relatou que não era sua intenção que o cachorro matasse o gato, embora tenha confessado que isso já ocorreu outras vezes, ou seja, que o cachorro que estava sob seus cuidados já matou outros gatos nas redondezas", disse o delegado João Marcello à época.