Saúde

Médico do Hospital Metropolitano orienta sobre prevenção de câncer colorretal

Assessoria | 26/03/21 - 21h40
Assessoria

O câncer colorretal é silencioso, o segundo com maior incidência no Brasil, e o terceiro tipo que mais mata entre homens e mulheres, ficando atrás do câncer de próstata e do câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano passado, 41.010 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Brasil, sendo 230 em Alagoas.

Os tumores surgem no intestino grosso e na região do reto, inicialmente como pequenas lesões, sem a presença de sintomas, onde o único indicativo que chama atenção é o aparecimento de sangue nas fezes. Esse é momento em que a pessoa deve procurar imediatamente um médico para avaliar a situação, orienta Daniel Costa, médico endoscopista do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).

“Para a maioria dos pacientes, é solicitada uma colonoscopia para verificar se existe alguma lesão no cólon ou no reto. Caso algum pólipo seja detectado, ele vai ser retirado, e assim podemos evitar que aquela lesão vire um câncer futuramente”, disse o médico.

A descoberta da doença no estágio inicial garante uma chance de cura em cerca de 90% dos casos. Nos últimos anos houve um aumento no número de câncer colorretal, que está associado a má qualidade de vida.

“Um dos fatores de risco, para o surgimento dessa doença, está ligado ao sedentarismo e à má alimentação. Então, a prática de exercício físico, uma alimentação saudável, principalmente, com uma maior ingestão de fibras e uma boa hidratação, vai reduzir a probabilidade em desenvolver um câncer”, explicou Daniel Costa.

Outro fator de risco, que deve ser observado, é para aquele paciente que possui um histórico familiar de câncer de colorretal. O médico ainda ressalta que todos devem procurar um médico especialista a partir dos 50 anos de idade, e fazer uma colonoscopia como uma medida preventiva.

“Mas para aquelas pessoas que possuem histórico na família, especialmente com parentes de primeiro grau, talvez seja necessário fazer o exame antes dessa idade. Caso o pai desse paciente apresentou sintomas aos 58 anos, é importante que aos 48 anos esse filho ou filha procure um médico como uma atitude de prevenção”, explicou o médico.

Março Azul Marinho – Como forma de conscientizar a população sobre os riscos e a prevenção do câncer colorretal, foi instituído o Março Azul Marinho como o mês de prevenção e o dia 27 (sábado), como o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.

Para Daniel Costa, é preciso chamar atenção para essa doença, que é o terceiro tipo de câncer que mais mata homens e mulheres no Brasil. Dados de 2019 do Inca, mostram que a doença vitimou 20.576 pessoas no país.