Brasil

Menina de oito anos morre baleada no Rio de Janeiro

FolhaPress | 21/09/19 - 11h02
Ágatha Félix morreu no Hospital Getúlio Vargas | Arquivo pessoal

Agatha Vitória Sales Félix, 8, morreu na madrugada deste sábado (21) no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Ela foi atingida na sexta (20) por um tiro nas costas quando estava dentro de uma Kombi que transitava pela Fazendinha, no Complexo do Alemão.

Em nota, a Polícia Militar afirma que, por volta das 22h desta sexta-feira (20), a UPP Fazendinha foi alvo de ataques simultâneos, oriundos de localidades diferentes. O confronto foi uma "reação à agressão". 

O relato de moradores, porém, indica que o confronto começou quando a equipe policial abriu fogo contra uma moto. Ao Voz das Comunidades,  moradores afirmaram que o disparo que atingiu Ágatha partiu da polícia. 

Na manhã deste sábado (21), os moradores do Complexo do Alemão estão realizando um protesto contra a violência policial da comunidade e pela morte de Ágatha. 

Aumento de mortes

A área onde está situado o Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade, teve um aumento das mortes violentas. Considerando o período de janeiro a agosto de 2019 dos dados do Instituto de Segurança Pública do Rio, já são 62 mortes no índice de letalidade violenta. Este número é igual ao total de mortes na região do Alemão em todo o ano de 2018.

Já as mortes por intervenção de agente do Estado de janeiro a agosto de 2019 chegam a 31. No ano passado, foram 23.