Brasil

Menino cria sistema de energia após irmã morrer em incêndio por vela

Só notícia boa | 08/07/19 - 21h10
Site Região News

Um adolescente de 13 anos criou um sistema de energia para abastecer barracos, depois que a irmã dele morreu num incêndio causado por uma vela, em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. A história é parecida com a do filme “O Menino que Descobriu o Vento”. A diferença é que Rogério Gonçalves, conhecido como o “Gênio da Lâmpada”, é Brasileiro e vive no assentamento Jatobá, a 71 km de Campo Grande.

Dos 185 barracos onde vivem as famílias, 8 deles possuem luz elétrica por meio de um sistema que o garoto criou com placas de rádio e bateria de celular. A ideia de não deixar as famílias na escuridão, surgiu após a irmã mais velha morrer queimada aos dois anos de idade em um incêndio causado por uma vela no barraco que a família morava, em Nioaque, no MS.

“Essa tragédia na minha família me impulsionou a criar esse sistema de energia, não só pela minha irmã que morreu, mas também para a segurança de outros barracos. Eu disse para minha mãe que iria fazer uma luz para a gente e consegui cumprir o que prometi,” relembra.

O sistema

O sistema que ilumina os barracos no assentamento foi feito com uma placa fotovoltaica, um emissor de energia conhecido como “diodo”, uma bateria de celular e uma lâmpada. Na montagem, Rogério explica que o diodo impede a carga de voltar para a placa e assim ela não esquenta, evitando qualquer tipo de incêndio.

O menino começou a mexer com eletricidade aos 5 anos, por curiosidade. Ele criou chaves com raios de aros de bicicletas e assim podia montar e desmontar tudo que encontrava. “Peguei um celular e uma vez o desmontei várias vezes para saber se realmente saberia montá-lo. Para a minha surpresa, depois de deixar como estava, vi que funcionava perfeitamente e aí fui progredindo em outras coisas” relembra.

De acordo com o estudante, do 7º ano, depois desse teste, conseguiu evoluir nas criações e adaptações para ajudar não só sua família, mas também facilitar a vida de outras pessoas.

Empreendedor

Rogério criou por meio de aparelhos que encontrou na rua uma caixa amplificadora e adaptou em sua bicicleta. Ele grava áudios, como uma espécie de propaganda e sai pelas ruas da cidade anunciando produtos de empresas.

“Eu usei um som de carro que estava quebrado, peças de um guarda-roupa e coloquei em uma caixa de hortifruti. O áudio é amplificado via bluetooth. Ganhei um GPS quebrado da minha professora, consertei e agora ele serve como prova para os clientes do quanto andei, por onde andei e quanto tempo parei. Cada hora que anuncio os produtos das empresas, cobro um valor de R$ 10 reais.”

Segundo Rogério, as ideias para invenções não param: a próxima é criar uma bicicleta cujas rodas possam gerar energia para movimentá-la.

Na área de estudo, quer investir em tecnologia, para ajudar a facilitar a vida das pessoas “desde que seja de forma consciente e sustentável”.

Sucesso

A história do rapaz começou a fazer sucesso nas redes sociais após uma postagem do empresário Diego Pavei, que o levou para participar de uma reunião com 200 empresários na capital de MS.

“Eu achei fantástica a ideia dele. Logo pensei em conhecê-lo e fui ver se ele fazia aquilo porque era obrigado ou se era de iniciativa própria. Quando descobri o que ele criava, eu realmente vi que esse rapaz é um prodígio”, explica.

A mãe de Rogério espera que o filho consiga fazer cursos para aumentar o conhecimento dele. “Ele criou tudo isso aqui. Um curso para ajudar a desenvolver essa parte que ele gosta, o ajudaria muito a crescer como profissional”, disse a mãe Valdirene Gonçalves, de 41 anos.

Fotos: Site Região News