Maceió

Mergulhadores realizam vistoria em estrutura de 2.820 metros do Emissário Submarino de Maceió

Ascom | 16/08/21 - 10h39
Equipe de mergulhadores especializados em vistorias | Ascom BRK

A BRK Ambiental contratou uma equipe de mergulhadores especializados em vistorias de tubulações para uma avaliação detalhada do estado de conservação da estrutura submersa do Emissário Submarino de Maceió. O trabalho técnico de diagnóstico, já iniciado pelos profissionais, é a primeira etapa de um projeto macro para readequação de todo o sistema, que é responsável pelo tratamento e disposição oceânica do esgoto descartado por mais de 90% da rede coletora operada pela empresa na capital.

Durante três meses, os mergulhadores farão inspeções ao longo dos 2.820 metros de estrutura submersa para a identificação de pontos de deterioração, além de possíveis obstruções e assoreamentos nos difusores, dispositivos que garantem uma melhor diluição do esgoto tratado no mar. A equipe de profissionais também vai analisar o estado do revestimento protetor dos 600 metros de tubulação exposta no píer, bem como a espessura e as condições de assoreamento da tubulação submersa.

Além da avaliação da estrutura submarina e do píer, a BRK Ambiental também realizará um diagnóstico detalhado das condições da Estação de Condicionamento Prévio, onde é realizado o tratamento primário dos efluentes antes de serem dispostos no oceano. Os pareceres técnicos dos equipamentos do Sistema de Disposição Oceânica, principal base operacional da BRK Ambiental, subsidiarão o planejamento e a execução do projeto de reestruturação de todo o complexo, que ganhará uma série de melhorias operacionais ao longo dos próximos três anos, tempo estimado para a conclusão de todas as obras.

“Esse é um trabalho extremamente importante para conhecer as condições em que o sistema opera atualmente e saber quais investimentos serão necessários para garantir a excelência da unidade no tratamento e na disposição do esgoto, em conformidade com a legislação ambiental. É uma avaliação minuciosa que será determinante para o planejamento e a execução dos serviços de engenharia voltados para o avanço do esgotamento sanitário da capital”, destacou o diretor Operacional da BRK Ambiental, Herbert Dantas.

Desde que a empresa assumiu a operação, em 1° de julho, a unidade já recebeu diversas melhorias estruturais. Para abrigar os funcionários responsáveis pela operação na base, foram realizadas melhorias nas áreas de convivência, estacionamento e fachada. Além disso, a segurança do local foi reforçada para controlar o acesso ao ambiente operacional e evitar acidentes. 

O Emissário Submarino de Maceió possui 1,2 metro de diâmetro e um comprimento total de 3.600 metros, sendo 180 metros de tubulação enterrada, da caixa de areia até o início do píer, 600 metros de tubulação aérea, do início do píer até a torre de carga em concreto, 2.520 metros de tubulação submersa e 300 metros de difusor. O esgoto tratado pela Estação de Condicionamento Prévio é lançado pela estrutura submarina a uma profundidade mínima de 15 metros, em um ponto onde a distância da praia e a direção da corrente marítima são adequadas para a diluição, dispersão e decaimento das cargas poluentes.