Maceió

Mesmo debaixo de chuva, idosos vão em busca de vacinação no primeiro dia em Maceió; veja fotos

TNH1 | 28/01/21 - 08h54

A vacinação contra a Covid-19 foi aguardada por um longo período e agora cada passo para a imunização da população é comemorado, além de ser encarado com ansiedade. Nesta quinta, 28, Maceió deu início à vacinação ao grupo prioritário de idosos, acima de 85 anos.

Apesar de ter sido marcado para começar às 10h, uma grande fila de veículos se formou em um dos pontos de vacinação, o “drive-thru” instalado no estacionamento do Jaraguá. Cerca de duas horas antes do início da aplicação das vacinas, mais de 50 carros com os idosos se concentraram no local. O trânsito na região ficou complicado por causa da fila de carros.

Mesmo com o grande número de automóveis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, não houve registro de desobediência ao protocolo sanitário de combate ao coronavírus. As famílias permaneceram nos carros e aguardaram o começo da imunização.

Em entrevista à Rádio Pajuçara FM Maceió, na manhã de hoje, o coordenador do Gabinete Integrado de Prevenção à Covid-19, Claydson Moura, destacou que os usuários devem levar um documento com foto e CPF, entre as 10h e as 16h. Apenas o grupo de idosos será vacinado nestes locais.

"Não precisa ter correria, os idosos podem comparecer nestes três pontos, que vão ser vacinados. Estou no Jaraguá neste momento, e não esperávamos que logo cedo tivesse tanta gente, mas também entendemos", destacou.

Inicialmente, as vacinas serão aplicadas em uma tenda no estacionamento do Shoppings Pátio (Benedito Bentes) e na área de eventos do Maceió Shopping (Mangabeiras). Além destes pontos, o “drive-thru” instalado no estacionamento do Jaraguá também vai receber os idosos.

Diferente da Coronavac, que possui o intervalo entre doses de 21 dias, a segunda dose da AstraZeneca só deve ser administrada após 3 meses da primeira aplicação.

Vacinação no shopping

No Maceió Shopping, bairro de Mangabeiras, a procura pelas vacinas foi grande. Muitos idosos se dirigiram ao local, acompanhandos de filhos ou netos. Dona Yolanda Beltrão, de 110 anos, foi logo no primeiro dia garantir a primeira dose. Já Dona Édila, de 87 anos, estava muito emocionada. A família acompanhou o momento através de uma chamada de vídeo coletiva. "Eu vim realizar esse sonho que estava esperando", contou. 

Confira a galeria de fotos da vacinação no Maceió Shopping:

 

Cadastramento para idosos acamados

O cadastramento exclusivo para idosos acamados, a partir dos 85 anos, está sendo feito das 8h às 17h, por meio do telefone 3312-5589.

Para realizar o cadastro é necessário nome completo, idade, data de Nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável. A vacinação nos domicílios dos idosos acamados também começa nesta quinta-feira (28).

Quem não deve se vacinar?

Não devem ser vacinadas pessoas com sintomas gripais ou que tiveram Covid-19 há menos de 30 dias. Também é necessário um intervalo de 14 dias para qualquer vacina que o usuário tenha recebido, como dT [difteria e tétano], Hepatite B, etc.

Pessoas em uso de corticosteroide há mais de 14 dias, em dosagem superior a 20 mg/dia, ou drogas imunossupressoras precisam aguardar o término do tratamento (de 30 a 90 dias a depender da droga) para receber qualquer vacina.

Já os pacientes com doença reumatológica imunomediada ou outras doenças em uso de corticosteroide contínuo diário precisam de avaliação do profissional que o acompanha para autorização da vacinação. Nestes casos, é necessário apresentar a prescrição médica.