Futebol Internacional

Messi iguala feito de Sánchez e Di Stéfano, e repete Gerd Müller

Ogol | 20/07/20 - 09h21
Divulgação/Barcelona

Lionel Messi se despediu do Espanhol sem títulos neste domingo, mas com mais uma exibição de luxo. E se o Barcelona vive um momento de crise, esse certamente não passa pelas atuações do argentino. O genial jogador terminou o ano como artilheiro mais uma vez do campeonato, líder de assistências, e de quebra ainda adicionou mais feitos históricos para o seu currículo, igualando e superando lendas do futebol.

Começamos então pelos números da temporada 2019/20. Messi terminou como artilheiro do Espanhol com 25 gols, quatro a mais que o segundo colocado, Karim Benzema, e com quatro jogos a menos. Somou também 20 passes para gol no campeonato, quase dobrando a marca do segundo no quesito, Oyarzabal, que teve 11. Desta forma, participou diretamente (gols + assistências) de 45 gols no torneio, contra 28 de Benzema. De quebra, ainda atingiu a marca de 30 gols na temporada (ainda joga a Liga dos Campeões antes do fim).

Os "parcos" 25 gols significam a pior marca de Lionel Messi desde 2008/09 no Espanhol, mas foram mais que o suficiente para a sétima artilharia do campeonato, o que o fez superar o recorde de "Pichichis" (como é chamado o prêmio na Espanha) de Telmo Zarra. Além disso, o argentino foi pela quarta vez seguida artilheiro, igualando as sequências históricas de duas lendas do Real Madrid, Hugo Sánchez e Alfredo Di Stéfano.

A marca sempre impressionante de 30 gols na temporada foi atingida pelo 12º ano seguido. Nem goleadores históricos com mais gols oficiais que o argentino, como Pelé, Romário e Cristiano Ronaldo conseguiram tanta consistência na carreira. A sequência iguala o recorde de Gerd Müller (a conta aqui desconsidera Josef Bican e outros da era amadora, com números difíceis de confirmar).

Como inevitável, o tempo chega para todos, e aos 33 anos Messi está na reta final da carreira. Mas o argentino provou ao longo da temporada que segue em grande forma e com tempo pela frente para seguir quebrando recordes, e algumas de suas marcas serão difíceis de serem superadas.