Saúde

Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas recebe alta após se recuperar da Covid-19

Assessoria Sesau AL | 04/11/20 - 18h27
Catarina Magalhães/Ascom Sesau AL

Há 13 dias internada no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Irinéa Rosa, 73 anos e mestre do Patrimônio Vivo, recebeu alta médica nesta quarta-feira (4), após ser recuperar da Covid-19. Natural do Povoado do Muquém, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a artesã contraiu a doença provocada pelo novo coronavírus no mês passado e, por pouco, não perdeu a vida.

A suspeita da doença apareceu após se sentir cansada e com tosse. “Eu tomava um xarope, lambedor, mas nada de resolver. Aí, eu e meu marido fomos procurar fazer o teste em União dos Palmares e, como nosso estado de saúde inspirava cuidados, fomos transferidos para o Hospital Metropolitano”, relatou Irinéa Rosa.

A paciente, que se internou junto com o seu marido, passou quase duas semanas hospitalizada e, após receber tratamento humanizado da equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano de Alagoas, além de passar por exames de imagem e laboratoriais, conseguiu se recuperar da Covid-19.

Ao receber alta médica, a mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas não escondia a felicidade de poder retornar para a sua residência e agradeceu todo o carinho da equipe do Hospital Metropolitano de Alagoas. “Estou feliz porque me recolhendo para minha casa, mas, agradeço a todos de coração pelo cuidado”, salientou.

Diante da expectativa de voltar para o Povoado do Muquém e retomar a confecção de suas peças de barro, que a tornaram famosa além dos limites de Alagoas. “Quero tocar meu barco pra frente, nunca fui à escola e a leitura que Jesus me deu foi a minha arte, que me fez ser reconhecida até fora do Brasil”, comemorou.

Mestre Irinéia – Conhecida pela sua arte no barro vermelho, dona Irinéa Rosa é oriunda do Povoado Quilombola do Muquém, em União doa Palmares. A artesã tem suas obras reconhecidas mundialmente e, em 2017, foi reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas.