Alagoas

Meu Transporte Novo vai beneficiar mais de 75 mil alunos que dependem de ônibus escolar em Alagoas

Ascom Alagoas | 24/09/21 - 20h31
Reprodução / Secom Alagoas

Em algumas regiões, ter um veículo para levar e trazer os estudantes à escola é fundamental para garantir a presença deles em sala de aula. Na zona rural, esse cenário é ainda mais frequente, o que pode acabar influenciando também nos números de evasão escolar. Foi com o compromisso de acabar com essa dificuldade que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou o programa Meu Transporte Novo, beneficiando diretamente mais de 75 mil jovens que dependem do ônibus escolar no estado para se locomover.

Até o fim do programa serão entregues mais de 200 transportes escolares que chegam para reforçar as frotas estadual e municipal da rede pública. Nos últimos meses, a Educação realizou uma verdadeira caravana pelo estado com a entrega de mais de 60 ônibus escolares para 50 municípios alagoanos. 

“Historicamente, essa problemática já prejudicou alunos de várias cidades do estado. Para sanar essa questão, o Governo de Alagoas adquiriu 200 ônibus, dentro do novo programa da Educação, Meu Transporte Novo, que chegam para fortalecer as frotas estaduais e municipais. Essa tem sido uma iniciativa de ganha a ganha, uma vez que reduzimos despesas das prefeituras para compra ou locação de veículos e garantimos mais qualidade e segurança para os alunos, que agora contam com transportes 0km modernos e renovados”, enfatiza o secretário da Educação, Rafael Brito. 

No município de Junqueiro, por exemplo, situado na região Agreste do estado, mais de 700 estudantes da Escola Estadual Padre Aurélio Góis dependem do transporte escolar. A cidade foi uma das contempladas com o programa e recebeu dois ônibus novos para garantir a chegada e a saída contínua dos alunos até às escolas, como é o caso da estudante Jéssica Maria da Silva.

Residente no povoado da zona rural, ela conta como era difícil ter acesso ao transporte escolar, que é a sua única opção de locomoção até a unidade de ensino. “Antes as pessoas tinham que andar por uma estrada de barro e descer uma ladeira a pé, até chegar num ponto onde passava um ônibus vindo de outro povoado e recolhia os alunos. Esse caminho não era seguro e em dias de chuva ficava mais complicado. Agora o ônibus passa na nossa porta, e sendo novo traz mais segurança pra gente” contou a estudante.

Vacinação dos estudantes 

Além de beneficiar os municípios com o reforço da frota escolar, a Seduc também disponibilizou os veículos do Meu Transporte Novo para auxiliar na vacinação  dos adolescentes contra a Covid-19. Para essa ação, foram criadas rotas especiais com destino aos postos de vacinação, o que contribuiu para garantir a imunização dos jovens matriculados nas escolas da rede estadual. Apenas na capital, foram transportados alunos de mais de 100 escolas. 

Desde agosto, a ação atua diariamente na capital Maceió, os veículos buscam os estudantes nas unidades escolares com destino ao ponto de vacinação do Maceió Shopping e, após receberem a dose, retornam nos ônibus para as escolas de origem. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 76.563 alagoanos de 12 a 17 anos foram vacinados com a primeira dose, sendo 43.199 na capital.