Saúde

Ministro Marcelo Queiroga participa da inauguração do serviço de radioterapia no Hospital Universitário

João Victor Souza e Theo Chaves | 16/05/22 - 12h51
Ministro Marcelo Queiroga | Theo Chaves/TNH1

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpriu agenda na capital alagoana e participou da inauguração do novo serviço de radioterapia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no final da manhã desta segunda-feira, 16. 

Durante o discurso na inauguração, Queiroga exaltou o Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou que é preciso ter eficiência com o dinheiro público.

“Saúde e educação caminham juntos. Hoje inauguramos aqui um acelerador linear, mas  a saúde é mais importante do que qualquer inauguração. Temos o melhor sistema de saúde do mundo, o SUS. Temos que ter eficiência com o dinheiro público. O dinheiro é de vocês! Ações da saúde têm que ser para o público. Eu preciso ir atrás das pessoas e isso é feito pelos profissionais da Saúde, por isso o compromisso dos investimentos para a sociedade”.

O ministro também afirmou que estar perto dos hospitais públicos faz a diferença para o melhor trabalho da Saúde. “O Governo Federal quer o ministro visitando hospitais do interior, nos locais onde realmente precisam da minha visita. O Governo Federal não quer que eu visite hospitais privados de São Paulo, e essa é a diferença”, informou.

Investimento - Segundo o professor Célio Rodrigues, superintendente do HU, o hospital investiu mais de R$ 1,8 milhão na reforma do bunker, com recursos próprios, sendo mais uma entrega do setor de infraestrutura do hospital, que há dois anos tem focado na melhoria da ambiência e recuperação de diversos setores.

O novo acelerador linear do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) vai ampliar o acesso ao tratamento oncológico a todos os pacientes da região