Moradores do Rio e de São Paulo recebem alerta de terremoto em celular; Defesa Civil diz que não emitiu

Publicado em 14/02/2025, às 07h56
Reprodução
Reprodução

Por CBN

A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta para terremoto e que não há registro de ocorrência relacionada ao possível abalo no estado. Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam um aviso de terremoto em Ubatuba e cidades do litoral norte paulista, a cerca de 200 quilômetros da capital.

Os avisos foram recebidos por meio da plataforma de alertas do Google para aparelhos com sistema Android por volta das 2h. O alerta indicava um tremor de magnitude entre 4,2 e 5,4, considerados de baixa intensidade pela escala de classificação.

De acordo com o comunicado, o epicentro seria no oceano inicialmente a uma distância de sete quilômetros de Ubatuba. Depois essa distância subiu para 55 quilômetros.

Desde o início do envio desses alertas, a CBNtenta contato com o Google, mas ainda não tivemos um retorno.

Dois órgãos que monitoram terremotos no Brasil são o Centro de Sismologia da USP e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Ambos não registraram o tremor. O site disponível para consulta da USP chegou inclusive a ficar fora do ar.

O maior terremoto no Brasil ocorreu em janeiro de 2024. O abalo de 6,6 graus aconteceu na Amazônia.

De acordo com o jornal O Globo, o país registrou cerca de 108 abalos sísmicos no último ano, mas a maioria imperceptível.

Gostou? Compartilhe