Maceió

Moradores do São Jorge voltam a reclamar de cratera que cedeu após chuva

TNH1 | 16/07/21 - 09h32
Cortesia ao TNH1

Os moradores da Rua Princesa Diana, no bairro São Jorge, em Maceió, reclamaram novamente da cratera presente na região, que voltou a ceder durante a madrugada desta sexta-feira, 16, por causa do chuva que cai na capital alagoana. Segundo a população, houve um deslizamento de terra, o que preocupa quem reside nas proximidades do buraco.

O líder comunitário Josivan Silva disse à reportagem que a cratera surgiu há oito anos e que a erosão aumenta com a chuva. Moradores já tiveram que abandonar as residências com medo de desabamento. Parte de três casas desocupadas cedeu em abril deste ano. 

"Nós cobramos respeito da prefeitura, sabemos que é uma obra grande, porém qual a dificuldade de derrubar essa casa e colocar uma lona? É isso que queremos, buscamos um paliativo’’, disse.

Seu José Ataíde, outro morador da região, afirmou que funcionários da prefeitura colocaram uma lona pequena há alguns meses, mas que não foram suficientes para conter a erosão e a cratera continua a aumentar.

“Me sinto isolado aqui, não irei deixar minha casa abandonada aqui. Várias vezes a reportagem esteve aqui cobrando, fazendo seu papel e a Prefeitura nada fez. Aqui no final da rua não tem iluminação porque o poste que tinha caiu por causa da cratera’’, explicou.

O morador disse ainda que equipes de limpeza estiveram na área e fizeram a manutenção, como retirar o lixo perto da encosta para facilitar a passagem de águas da chuva.

Defesa Civil vai enviar equipe ao bairro

A Defesa Civil de Maceió comunicou que uma equipe foi direcionada para o bairro nesta sexta-feira, 16, para averiguar a situação. O órgão adiantou que não recebeu chamado para a localidade nas últimas 24 horas.

Em nota enviada à imprensa, a Defesa Civil informou que está constantemente monitorando a evolução da erosão da barreira. Já a Seminfra informou que está buscando recursos federais para realizar obras de contenção e drenagem em barreiras de Maceió.