Alagoas

Morre Terezinha Ramires, referência na Medicina e na luta em defesa das mulheres

TNH1 | 30/05/21 - 14h54

Morreu neste domingo, 30, a médica, professora e política alagoana Terezinha Ramires Lima, aos 90 anos. O anúncio do falecimento foi dado por familiares, porém a causa da morte não foi divulgada.

Natural de Rio Largo, Terezinha Ramires era filha de comerciantes e iniciou na faculdade de Medicina em 1951, na Ufal, onde participou da primeira turma de médicos.

Ela especializou-se em pediatria e foi responsável pela criação do Departamento de Pediatria na Sociedade de Medicina de Alagoas. Por duas vezes ocupou a vice-presidência da entidade. 

Terezinha Ramires também fundou o primeiro pronto-socorro infantil de Maceió e também a primeira clínica particular especialmente para crianças. Além disso, lecionou na Faculdade de Medicina da UFAL ocupando as cadeiras de Nutrição e Pediatria.

Ela foi casada com o também médico Samuel Delane Lima, com quem viveu por mais de 50 anos, e deixou quatro filhos e netos.

Destaque na luta pelos direitos das mulheres e na política

Terezinha Ramires também foi uma grande referência para as feministas do Estado. Em 1984, ela participou do Seminário sobre Mulher e Política, organizado por Ruth Cardoso, para discutir a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Um ano depois, fundou a Associação Alagoana Pró-Mulher.

Já em 1992, a médica participou do Movimento pela criação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDIM) e foi sua 1ª Presidente, além de colaborar com o Projeto de Lei criador da Polícia Feminina.

Anos à frente ela lutou ativamente para que fossem dados direitos iguais às mulheres de ingressarem as corporações predominantemente masculinas. Desde então, foi criada a equipe feminina de Bombeiros do Estado de Alagoas.

Participou da elaboração das propostas em favor da mulher para a Comissão Constitucional da Assembleia Constituinte Estadual. E, em sua homenagem, o único centro de atendimento voltado para as mulheres vitimas de violência doméstica em Alagoas, inaugurado em 2002, recebeu seu nome: Centro de Atendimento e Referência às Mulheres de Violência Doméstica Drª Terezinha Ramires.

Terezinha Ramires também se destacou na política e foi eleita vereadora de Maceió nas eleições de 1992, pelo PSDB. Em 2004, ela voltou a concorrer, porém perdeu. Dois anos depois, tomou posse como suplente do vereador Marcelo Malta.