Brasil

Mortes no Jacarezinho: número de vítimas sobe para 29, segundo Polícia Civil

Extra Online | 08/05/21 - 15h49

A operação da Polícia Civil do Rio no Jacarezinho, na manhã da última quinta-feira, deixou 29 pessoas mortas. O dado foi atualizado neste sábado pela corporação, que não explicou o motivo do crescimento. Os 28 óbitos confirmados anteriormente já garantiam uma marca negativa para o dia 6 de maio de 2021, com o maior número de mortes decorrentes de intervenções policiais desde 2007, de acordo com levantamento do GLOBO/EXTRA.

Segundo a Polícia Civil, das 29 vítimas, 28 seriam criminosos. Também morreu na operação o inspetor de polícia André Leonardo de Mello Frias, que foi velado com a presença do secretário da corporação Allan Turnowski. Na ocasião, Turnowski considerou que a operação policial foi feita com atuação técnica e maturidade.

O Ministério Público do Rio (MPRJ), porém, está investigando as circunstâncias das mortes e, através da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, instaurou procedimento para averiguar se houve violações a direitos durante a operação policial. A ação sangrenta também foi sido alvo de manifestações de preocupação, como do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, que pediu à Justiça brasileira, na sexta-feira, uma "investigação independente e imparcial".

Na favela, a forma como a operação foi conduzida motivou um protesto. Com faixas e cartazes, cerca de 150 pessoas fizeram uma caminhada, pedindo justiça. Alguns moradores usavam camisas com a inscrição "25 mortos não é operação, é chacina ".