Política

Mourão se reúne com Pence e diz que EUA não farão ação militar na Venezuela

Folhapress | 08/04/19 - 23h37

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que os Estados Unidos não farão uma intervenção militar na Venezuela para tentar resolver a crise que assola o país sob a ditadura de Nicolás Maduro.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (8) minutos depois de Mourão se reunir com o vice-presidente americano, Mike Pence, na Casa Branca, em Washington.

Segundo o general, a ação militar é uma tarefa de responsabilidade das Forças Armadas venezuelanas.

Aos outros países, argumenta o vice brasileiro, cabe fazer pressão política e econômica para desgastar o governo Maduro.

"Nenhum dos nossos países vai intervir na Venezuela de maneira militar. A intervenção que está sendo feita é política e econômica. A questão militar é dos venezuelanos", afirmou Mourão a jornalistas após reunião com Pence.

Ele citou como exemplo de pressão as sanções que os EUA impuseram contra navios e empresas que transportam petróleo da Venezuela para Cuba, anunciada pelo próprio Pence na semana passada –a principal atividade econômica da Venezuela hoje é a venda de petróleo.

Questionado sobre a quais países estava se referindo, o vice-presidente brasileiro afirmou que eram todos aqueles que fazem parte do Grupo de Lima, "inclusive os EUA".

O bloco é formado por 12 países, incluindo Brasil e Argentina –os Estados Unidos não integram oficialmente o grupo, mas têm participado das reuniões que tiveram posições críticas à situação na Venezuela e declararam apoio ao líder de oposição Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país.

Mourão, assim como a ala militar do governo brasileiro, não é favorável a uma intervenção militar no vizinho e quer ater as ações do Planalto à ajuda humanitária na fronteira.

Segundo o vice brasileiro, Pence perguntou diretamente sua opinião sobre o assunto.

"Ele perguntou minha opinião, que todos vocês sabem: a situação da Venezuela tem que ser solucionada pela Venezuela. Os EUA têm feito bem a parte dele de pressão política e econômica. Não temos fôrma de bolo".

Em Boston, Mourão já havia dito que o discurso duro em relação à Venezuela do presidente dos EUA, Donald Trump, era mais uma "figura de retórica" do que uma ação efetiva.

Para o vice brasileiro, não há solução imediata para a crise da Venezuela, mas a pressão econômica vai "estrangular o país" e, nesse momento, os militares venezuelanos vão conseguir tirar Maduro do poder e convocar eleições para substituí-lo.

Trump tem feito um discurso de escalada contra a Venezuela.

O presidente Jair Bolsonaro, quando esteve em Washington em março, não descartou de imediato o apoio do Brasil caso os americanos decidissem intervir militarmente no país latinoamericano.

Dias depois, porém, o líder brasileiro recuou e disse que não daria suporte a esse tipo de ação.

Em entrevista à rádio Jovem Pan nesta segunda, Bolsonaro não descartou a possibilidade e afirmou que consultaria o Conselho de Segurança Nacional e o Congresso brasileiro antes de tomar a decisão.

Mourão afirmou nesta segunda que o principal objetivo do encontro com Pence era fazer "o aproveitamento do êxito" da visita de Bolsonaro a Washington.

"Bolsonaro criou empatia com Trump. Era minha vez de fazer [o mesmo] com minha contraparte".

O vice disse ainda que ambos se deram muito bem e que o americano manifestou vontade de visitar o Brasil com a esposa.

"A sensação é que posso passar a mão no telefone, eu o chamo de Pence e ele me chama de Tony", disse Mourão. "Quem sabe levamos ele para o Rio e ele joga uma partida de futevôlei comigo".

De acordo com Mourão, a reunião com Pence ainda tratou sobre o status do Brasil de aliado prioritário dos EUA extra-Otan e a relação com China.

O vice afirmou que deixou claro ao americano que Pequim é um parceiro estratégico para o Planalto –apesar da guerra comercial que os EUA estabeleceram com aquele país.