Saúde

MP de Alagoas vai fiscalizar distribuição de vacinas para evitar 'fura fila'

Eberth Lins com TV Pajuçara | 20/01/21 - 09h54
Reprodução / TV Pajuçara

Nesta semana, Alagoas recebeu 87.760 doses da Coronavac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Este primeiro lote, conforme orientações do Ministério da Saúde (MS), será destinado a profissionais de saúde, das redes pública e privada e indígenas.

Para assegurar a correta destinação dos imunizantes, o Ministério Público do Estado (MPE) vai fiscalizar a distribuição nos 102 municípios alagoanos. Em entrevista à TV Pajuçara / Record TV, o promotor de Justiça Paulo Henrique Prado afirmou que a chegada da vacina culmina no início de uma nova jornada de fiscalizações para o MP. Vale lembrar que a distribuição das vacinas é proporcional à população das cidades. A capital Maceió recebeu 12.465 doses e Arapiraca, segundo maior município do estado, garantiu 1.640 imunizantes, por exemplo.

"Essa nova luta é pela fiscalização para esse insumo tão vital que é a vacina. Vamos verificar se a lista prioritária está sendo respeitada, como está o armazenamento e logística, por exemplo", disse.

Para o promotor, a fiscalizaão é fundamental para o sucesso do Plano Estadual de Imunização Contra a Covid-19.

"A partir desse momento, o SUS vai dar exemplo de como se faz vacinação. Temos uma capilaridade grande e o Ministério Público vai dar todo apoio. O MP, por meio dos promotores de cada comarca, fará o acompanhamento das destinações de insumos e fiscalização nas cidades", acrescentou.

Confira a reportagem exibida no programa Fique Alerta:

Ontem (19), dia em que foi iniciada a vacinação em Alagoas e mais 10 cidades brasileiras, foram registrados casos de pessoas 'furando fila' em cidades do interior de Pernambuco e Sergipe. 

Na cidade de Itabi (SE), durante evento para marcar o início da campanha de imunização, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM) foi o primeiro a tomar a vacina. A justificativa, segundo nota oficial da Secretaria de Saúde, foi a de incentivar a população a aderir à campanha de vacinação. (Leia a matéria completa)