Alagoas

MP define funcionamento temporário para barrar surto de Covid e Influenza

Ascom MPE | 10/01/22 - 18h27
Foto: Arquivo MPE

O procurador-geral de Justiça (PGJ), Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, convocou, nesta segunda-feira (10), uma reunião com o Grupo de Trabalho (GT) Instituído para Planejamento, Implementação, Acompanhamento e Divulgação das Medidas de Retorno Gradual dos Serviços Presencias para discutir estratégias que assegurem a proteção de membros e servidores diante de novos casos de Covid-19, além de H3N2 e H1N1. As medidas adotadas, até 30 de janeiro, foram publicadas em Ato do PGJ e iniciam com redução de carga horária para as terças, quartas e quintas-feiras (presencialmente) e de forma remota nos demais. Não haverá atendimento direto ao público.

Para o PGJ, Márcio Roberto, é preciso usar de sensatez para evitar  novos contágios nas estruturas da instituição. “Havia a necessidade de adotarmos tais providências para a segurança e preservação da saúde de todos. Os casos estão sendo alastrados em todos os lugares, temos membros e servidores infectados, outros recuperados, e é preciso ter cautela. Até o fim de janeiro é esta a determinação, depois nos reunimos e reavaliamos”, declara o chefe ministerial

Em consenso, o GT decidiu também que membros e servidores que apresentem qualquer sintoma gripal deve comunicar ao seu chefe imediato, ao Departamento de Recurso Humano, em seguida afastar-se das atividades, sendo o retorno garantido com a apresentação de teste negativo. Aos diretores, coordenadores e chefes dos setores administrativos ficam incumbidos de fiscalizar a conduta de servidores e estagiários para que sejam cumpridas as medidas sanitárias. Os membros e servidores e colaboradores em trabalho remoto ficam obrigados a acessar, diariamente, o e-mail institucional. Além disso, fica restringido o acesso de público externo nas dependências das unidades da capital.

Integram o GT, além do procurador-geral de Justiça, o subprocurador-geral administrativo institucional, Valter Acioly, o diretor do Centro Integrado de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça CAOP), promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, o diretor-geral do MPAL, Carlos Eduardo Ávila, sendo o grupo secretariado pela jornalista Dulce Melo.