Justiça

MP vai pedir condenação por homicídio triplamente qualificado a PM acusado de matar irmãos no Village

Redação TNH1 com MP-AL | 24/11/21 - 14h55

A Justiça de Alagoas vai julgar nesta quinta-feira, 25, o policial militar Johnerson Simões Marcelino, acusado de matar os irmãos Josivaldo Ferreira Aleixo e Josenildo Ferreira Aleixo. O crime, que ocorreu em 25 de março de 2016, também vitimou o pedreiro Reinaldo da Silva Ferreira, que estava do outro lado da rua. O Ministério Público Estadual vai pedir a condenação por homicídio triplamente qualificado. 

“O Ministério Público pedirá a condenação do acusado por crime de homicídio triplamente qualificado, por incidir no caso concreto as circunstâncias qualificadoras do motivo fútil, uso de emprego de meio que resultou perigo comum e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. E ainda devendo ser condenado por fraude processual”, declarou a promotora de Justiça Adilza Inácio de Freitas, da 42ª Promotoria de Justiça da capital, que estará no papel da acusação.

Segundo ela, em todas as Instituições há maus e bons profissionais. "Na Polícia Militar de Alagoas não seria diferente. Os dois irmãos, ambos pessoas de deficiência intelectual, no momento da abordagem, atenderam a ordem para revista, mas foram agredidos violentamente e executados no local. Por erro na execução do assassinato deles, o acusado também matou uma outra pessoa, o senhor Reinaldo, trabalhador que exercia a profissão de pedreiro. O réu ainda implantou no local do crime uma arma de fogo e munições como se pertencessem aos irmãos. Mas, testemunhas que presenciaram a barbárie disseram que eles estavam desarmados”. 

O policial militar Johnerson Simões Marcelino vai a júri popular cinco anos e oito meses depois das mortes dos irmãos Josivaldo Ferreira Aleixo e Josenildo Ferreira Aleixo, no Conjunto Village Campestre, parte alta de Maceió. O réu foi preso preventivamente por suspeita de matar os dois em março de 2016, além de tentar implantar provas falsas contra as vítimas. O júri está marcado para ocorrer no próximo dia 25, às 8h, no Fórum do Barro Duro.

“Após execução do crime, o réu colocou os dois irmãos feridos na mala da viatura e, depois de trafegar alguns metros com as vítimas inocentes dentro do carro, ele retornou à cena do assassinato para recolher as cápsulas dos projéteis deflagrados. Indaga-se: o que era mais importante para o acusado naquele momento, salvar as vítimas ou recolher as cápsulas?”, indagouu a promotora. O MP-AL também pedirá a condenação do PM por homicídio culposo pela morte de Reinaldo da Silva Ferreira.

A reportagem está tentando contato com a defesa do policial militar. O espaço segue aberto e o texto será atualizado em caso de resposta. 

Entenda o caso - O caso ocorreu no conjunto Village Campestre, na parte alta de Maceió, no dia 25 de março. Segundo a Polícia Militar, Josenildo e Josivaldo foram abordados e teriam reagido, havendo troca de tiros. Dois militares feridos ficaram feridos na ação, e os jovens morreram.

A versão da polícia é contestada pelos familiares dos jovens, que afirmam que durante a abordagem, um deles teria tentado pegar uma carteira de uma associação de deficientes físicos, o que teria sido interpretado pela polícia como tentativa de sacar uma arma.